Plano Diretor de Anápolis gera debate

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) realiza às 19h desta quinta (18/06) um encontro em Anápolis para debater o Plano Diretor do município. A Lei Complementar 128/2006, que dispõe sobre o assunto, vem sendo alvo de propostas de modificações isoladas por parte da prefeitura. O objetivo do evento é discutir com arquitetos e outros profissionais a necessidade de o Plano Diretor passar por uma revisão abrangente, a fim de evitar que sejam feitas mudanças fragmentadas e sem estudos no texto atual. Sob o título “O arquiteto e a questão urbana – Plano Diretor de Anápolis”, a reunião é aberta a todos os interessados.
As recentes propostas da prefeitura dizem respeito à exigência por vagas de estacionamento para uso não residencial, à criação de áreas de interesse ambiental ao longo dos parques, ao aumento da taxa de ocupação nas vias arteriais e aos Estudos de Impacto de Trânsito e Vizinhança. “Mas as alterações pontuais tendem a intensificar os problemas de Anápolis”, explica Regina Faria do Amaral, coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental (Cepua) do CAU/GO. “Já passou da hora de ser feita uma revisão comprometida com o pleno desenvolvimento do município”.
Para o CAU/GO, também é necessário contemplar nas discussões as regras para uso de solo para o centro histórico da cidade, o impedimento a altas taxas de ocupação em áreas sem esgotamento sanitário e a criação de uma política de localização de residências populares em áreas centralizadas. Do mesmo modo, é necessário planejar o adensamento dos 60 mil lotes vagos que existem atualmente na cidade.
O debate é uma iniciativa da Cepua do CAU/GO. Além da conselheira Regina de Faria Brito, participarão do debate, como convidados, o arquiteto e urbanista Everaldo Pastore, professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); e o advogado Gilson Araújo Filho, representante da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO).
Foram convidados a participar da reunião instituições como a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário de Anápolis (Sicma), e os estudantes dos cursos de Arquitetura de Anápolis. O CAU/GO também enviou um convite por email a todos os arquitetos da cidade.
Serviço:
O arquiteto e a questão urbana – Plano Diretor de Anápolis
Data: 18/06, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório do Senai – Capitão Waldyr O’dwyer
Endereço: Rua Engenheiro Roberto Mange, 239, bairro Jundiaí, Anápolis – GO

Deixe um comentário