Marconi recria o Conselho da Juventude

  • Marconi recebe quadro com foto de quando participou do Conselho da Juventude no governo Santillo (Foto: Wagnas Cabral)
Criado em 1987, pelo então governador Henrique Santillo, o Conselho Estadual de Juventude, que foi desativado no governo anterior, está sendo reestruturado agora pelo governador Marconi Perillo e será gerido pela Secretaria de Articulação Institucional. A solenidade aconteceu no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Ele funcionará como fórum de debates, ideias e planejamentos de políticas para a juventude e será composto por integrantes do governo e da sociedade civil. A escolha dos representantes será feita por meio de uma Assembleia, em que os nomeados terão poder de votar e escolher os seus representantes.
Além da criação do Conselho, o governador assinou termo de criação da Comenda Honestino Guimarães. O goiano Honestino está no rol dos desaparecidos políticos brasileiros do início dos anos 70, tendo se notabilizado pela luta em defesa da liberdade e da democracia. “Em todos os congressos trazíamos uma faixa com frase célebre de Honestino: ‘Podem nos prender, nos torturar a até matar. Mesmo assim voltaremos e seremos milhões’. O Conselho lutou pela redemocratização do País, pela anistia, pelas eleições diretas. Deu força para que o cidadão brasileiro lutasse pela Assembleia Nacional Constituinte e trouxe como consequência a Constituição Cidadã, que quebrou paradigmas e reforçou o compromisso do País em relação às políticas sociais”, disse Marconi em discurso. Ele homenageou a viúva do poeta Pio Vargas, que também integrava o antigo Conselho. Edilene Vargas recebeu uma placa com texto que elogia o trabalho e a vida de Pio.
O secretário de Articulação Institucional, Daniel Goulart, disse que nenhum governo compreendeu tanto as necessidades dos jovens quanto Marconi. Lembrou os programas criados por Marconi para contemplar a juventude e disse que o Conselho trabalhará com a certeza de ter o apoio do governo do Estado. “De forma verdadeira, a juventude tem tido todo apoio do governo do Estado”. Leonardo Felipe, presidente do Conselho, ressaltou que este governo tem se destacado em nível federal nas políticas para juventude. “Estamos à frente de muitos estados nessa questão, mas isso ocorre porque o governador tem sido de fato um governador para a juventude”, disse. Em seguida, entregou a Marconi um quadro, tendo a foto dele com Henrique Santillo na época das atividades do Conselho da Juventude.
Marconi rememorou a criação do primeiro Conselho, quando lutava pelas causas da juventude ao lado de Daniel Goulart e Pio Vargas, e fez um pedido aos jovens que comporão o Conselho atual. “Espero que toda essa efervescência que embala a juventude possa se mostrar nas discussões. Espero que seja um Conselho muito democrático e que tenha, dentre outras funções, a de nos ajudar na elaboração das políticas públicas para juventude”, disse. “Essa cerimônia de hoje nos remete muitas lembranças boas, de pessoas especiais com as quais pudemos conviver. Ainda iremos implementar muitas ações que atendam a juventude, como o Passe Livre Estudantil, que é um projeto que está ainda na Secretaria da Fazenda para avaliação em relação ao impacto. Ainda há muito para se fazer”, concluiu.
Após discorrer sobre o Conselho da Juventude, Marconi aproveitou para lembrar que os esforços e economias feitas ao longo de 2011 foram vistos com bons olhos pelo governo federal e permitiu aumento de limite de endividamento do governo goiano para garantir crédito que vai ajudar na melhoria da infraestrutura do Estado. “O esforço do ano passado, ajuste fiscal, reequilíbrio das contas tem valido a pena. Nós tivemos um foco muito grande no reequilíbrio financeiro, na estruturação de projetos executivos, básicos, e já começamos a colher os frutos. Outro dia foi a Celg, cuja solução já está definitivamente dada; ontem me reuni com a Cruz Vermelha para discutir os rumos das Iquego, e já temos soluções definitivas. O Ipasgo, até julho, já estará com as contas completamente equilibradas e, em breve, será entregue aos seus donos, que são os funcionários. Ontem, a presidente Dilma anunciou a expansão do nosso crédito para novas operações financeiras em benefício da infraestrutura do Estado. Ela reconheceu nosso esforço no ajuste. E se não fosse nosso esforço ano passado, não estaríamos lá ontem”, refletiu.
Falou ainda sobre as mudanças na UEG com a escolha do novo reitor de forma técnica, e disse que foi estabelecida meta para que a Universidade apresente resultados em até dois meses. “Tivemos mudança significativa na UEG, nomeei um reitor escolhido tecnicamente para despolitizar a UEG. Ele terá 60 dias para nos apresentar respostas ao Ministério Público, e ao mesmo tempo um plano pedagógico e de gestão da Universidade. Estou convencido de que vamos dar uma guinada espetacular com total respaldo do governo estadual. A UEG precisa ser referência para o Estado, para o País. Ao final de 2014 teremos feito muitas revoluções em nosso Estado, na área da saúde, da educação, infraestrutura, do social. Não conseguimos tudo o que queremos, mas, como disse, já conseguimos colher os primeiros frutos, e o plantio tem crescido”, declarou.
Gabinete de Imprensa do Governador

Deixe um comentário