“Mais comida, menos agrotóxicos” é o tema da 20ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023

Feira Agro Centro-Oeste Familiar busca mostrar alternativas para aumentar a produção e melhorar a qualidade dos alimentos e utilização de bioinsumos pelos agricultores familiares
Luemen Rutkowski/unsplash

A Feira Agro Centro-Oeste Familiar, maior feira da Região Centro-Oeste voltada para a agricultura familiar, volta a ser realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG) em sua 20ª edição. Dos dias 17 a 20 de maio de 2023, no Campus Samambaia da UFG, em Goiânia, o evento vai trabalhar o tema “Mais comida, menos agrotóxicos”, visando o combate à fome, a diminuição das desigualdades sociais e a utilização de bioinsumos ao invés de produtos químicos sintéticos. 

A Agro Centro-Oeste Familiar ocorre anualmente com revezamento de sedes. Um ano é realizado em uma instituição pública de ensino superior (Ipes) de Goiás e no outro no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia, da UFG. Na edição comemorativa dos 20 anos do evento, a Agro Centro-Oeste Familiar 2023 está de volta à Federal de Goiás.

O evento reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e recebem aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.

Atividades

Entre as principais atividades desenvolvidas estão a feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais.

A coordenadora da Agro Centro-Oeste Familiar 2023 e professora da Escola de Agronomia da UFG (EA UFG), Graciella Corcioli, afirma que existe uma grande expectativa para que a agricultura familiar volte a ser contemplada pelas políticas públicas governamentais e que o evento deste ano é importante para ressaltar a relevância do segmento no âmbito regional.

Importância da agricultura familiar

“Considerando que o maior objetivo da atual gestão federal é o combate à fome e a diminuição das desigualdades sociais, a agricultura familiar ressurge como peça central no desenvolvimento de estratégias voltadas à produção e distribuição de alimentos, bem como motor no dinamismo dos pequenos municípios, com capacidade para promover desenvolvimento local e regional, através da geração de emprego e renda”, avalia a docente.

Nesta edição, a Secretaria de Estado da Retomada (SER) entra para o rol de realizadores da Acof 2023. “Desde a criação da Secretaria da Retomada, em 2020, trabalhamos em ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. O Projeto da Cerveja de Mandioca, por exemplo, em parceria com duas indústrias cervejeiras, compra mandioca do pequeno produtor goiano para a produção de cerveja. Outras iniciativas são os Arranjos Produtivos Locais e o estímulo ao cooperativismo. Nosso objetivo é valorizar os agricultores familiares, responsáveis por 70% de toda a comida consumida no Brasil”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.

Realização

A Feira é uma realização da UFG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Escola de Agronomia da UFG (PPGAgro UFG), Secretaria de Estado da Retomada (SER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Os patrocinadores são Organização Solidaridad, Projeto Rota da Fruticultura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

A feira conta ainda com inúmeros parceiros como Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Federação Goiana dos Municípios (FGM), Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO), Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGoiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Além da Instituto Federal de Brasília (IFB), UniAraguaia Centro Universitário, Núcleo de extensão Universitária da Universidade de São Paulo sobre Alimentação Sustentável (Sustentarea/ Nace/USP), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Instituto Rede Solidária Berço das Águas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecane UFG), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf), Instituto Tiradentes, Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA Brasil), Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar (Gepaaf) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Deixe um comentário