O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (16) um alerta de baixa umidade para diversas áreas dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins. O aviso, classificado com grau de severidade “grande perigo”, prevê que a umidade relativa do ar fique abaixo de 12% em regiões como o centro, leste, norte, noroeste e sul de Goiás; nordeste e norte de Mato Grosso; e áreas ocidental e oriental de Tocantins. O período mais crítico deve ocorrer a partir das 14h.
Além disso, o Inmet emitiu outro alerta para o risco de baixa umidade do ar, com níveis entre 12% e 20%, afetando o sudeste do Pará; nordeste de Mato Grosso; áreas ocidentais e orientais de Tocantins; leste, oeste e centro do Maranhão; sudeste, sudoeste e centro-norte do Piauí; sertões do Ceará; extremo oeste da Bahia; centro, leste e sul de Goiás; Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, noroeste e norte de Minas Gerais, além do Distrito Federal.
Um terceiro aviso, de perigo potencial, aponta para níveis de umidade entre 20% e 30% em partes do Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
A baixa umidade do ar pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. As recomendações para a população incluem aumentar a ingestão de líquidos, evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e evitar atividades físicas intensas. Também é aconselhado o uso de hidratantes para a pele e a umidificação de ambientes.