Influencer Paola Antonini e sobrevivente da Boate Kiss, Kelen Ferreira, viram Barbie

Dupla ganha suas versões da boneca em tributo à amizade e superação
Barbie Paola Antonini Kelen Ferreira
Paola Antonini e Kelen Ferreira ganham bonecas únicas pelo programa Barbie Role Model em celebração à amizade ao lado de outras 6 mulheres inspiradoras ao redor do mundo (Foto: Ester Mendes)

Neste Dia Internacional da Mulher, a Barbie reforça seu compromisso de celebrar mulheres que inspiram e destacar o impacto positivo da amizade. Este ano, a marca homenageia quatro duplas de amigas que, por meio do apoio e incentivo mútuo, alcançaram conquistas significativas. No Brasil, a criadora de conteúdo Paola Antonini e a profissional de saúde Kelen Ferreira entram para o projeto Mulheres Inspiradoras, sendo as primeiras brasileiras PCDs a receberem uma Barbie inspirada nelas.

A história de Paola e Kelen é um exemplo de superação e amizade. Em 2014, Paola teve sua vida transformada ao sofrer um acidente de carro que resultou na amputação de sua perna esquerda. Com resiliência e positividade, tornou-se um símbolo de inclusão, utilizando suas redes sociais para motivar milhares de pessoas a superarem desafios. Hoje, lidera um instituto dedicado à reabilitação gratuita de crianças e jovens com deficiência física.

“Ser uma Barbie Role Model vai além de uma honra — é uma responsabilidade que me motiva a incentivar outras pessoas a acreditarem no seu potencial. Sei que os desafios não nos definem, mas nos fortalecem. Barbie sempre representou um mundo de possibilidades, e quero mostrar que, com apoio, amizade e autoconfiança, podemos transformar nossos sonhos em realidade, independentemente dos obstáculos”, afirma Paola.

Kelen Ferreira, profissional da saúde, sobreviveu ao incêndio da Boate Kiss, em 2013, e, devido às sequelas do acidente, teve sua perna amputada. Sua história inspirou uma personagem interpretada por Paola Antonini em uma série lançada em 2023 por uma plataforma de streaming. Durante as gravações, surgiu uma amizade baseada no apoio e no compromisso compartilhado de promover a inclusão e a diversidade.

Além do impacto representativo da homenagem, a Barbie de Kelen marca um avanço na linha de bonecas da marca, sendo uma das primeiras a ter uma prótese transtibial (abaixo do joelho) e cicatrizes de queimaduras. Até então, todas as bonecas com prótese utilizavam um modelo transfemoral (acima do joelho), tornando essa edição um passo significativo para ampliar a representatividade e permitir que mais crianças se identifiquem com suas bonecas.

Além da dupla brasileira, outras amizades estão sendo celebradas pela marca ao redor do mundo, incluindo as ginastas medalhistas de ouro Jordan Chiles e Jade Carey (EUA), as atrizes Hannah Waddingham e Juno Temple (Reino Unido) e as tenistas Evonne Goolagong-Cawley e Ash Barty (Austrália).

“Barbie homenageia mulheres que romperam barreiras e são inspiração para a nova geração. Paola Antonini é um exemplo de resiliência; apesar de seu acidente, tornou-se um símbolo de determinação e prova que é possível recomeçar e conquistar novos espaços. Sua história, junto com a amizade que compartilha com Kelen, destaca como a união e o apoio entre amigas podem impulsionar transformações positivas”, afirma Valeria Gonzalez, Country Manager da Mattel Brasil.

Barbie Role Models

A iniciativa Barbie Role Models faz parte do projeto Barbie Brecha do Sonho. Lançado em 2018, o projeto surgiu a partir de pesquisas realizadas em parceria com a Universidade de Nova York, que revelaram que, a partir dos cinco anos, muitas meninas desenvolvem crenças autolimitantes e passam a duvidar de sua inteligência e capacidade. Por isso, a marca assumiu o compromisso de criar iniciativas que desafiem estereótipos e incentivem meninas a alcançarem seu potencial.

O projeto já homenageou mulheres como a surfista Maya Gabeira, a Dra. Jaqueline Goes, a professora Doani Emanuela Bertan, a cantora IZA, a criadora de conteúdo Maira Gomez e a ginasta e medalhista olímpica Rebeca Andrade.

Amizades que impulsionam mulheres

Pesquisas indicam que a amizade tem um papel essencial na vida das mulheres: 55% da Geração Z e Millennials consideram a amizade mais importante do que um relacionamento amoroso, e mulheres que contam com uma rede de apoio feminina são 2,5 vezes mais propensas a alcançar alto desempenho profissional. Ao reconhecer histórias como a de Paola e Kelen, Barbie reforça a importância de redes de apoio que estimulam o crescimento pessoal e profissional das mulheres.

Para ajudar meninas a construir amizades duradouras, Barbie se uniu à Dra. Marisa Franco, psicóloga, professora, palestrante do TED e autora, especialista em amizade e pertencimento. A Dra. Franco compartilhou dicas para fortalecer conexões, como:

  • Tome a iniciativa em vez de esperar que alguém se aproxime. Perguntar “Quer brincar comigo?” é um bom começo.
  • Presuma que as pessoas vão gostar de você. Elas podem estar esperando um convite.
  • Demonstre carinho e admiração. Pequenos gestos fortalecem laços.
  • Experimente atividades novas juntas. Fazer algo diferente pode aproximar ainda mais.
  • Escolha qualidade em vez de quantidade. Uma amizade verdadeira vale mais do que várias superficiais.

Além disso, o Barbie Dream Gap Project inicia uma parceria com a Inspiring Girls International para lançar uma série de vídeos destacando histórias inspiradoras de jovens mulheres ao redor do mundo. Neste Dia Internacional da Mulher, Barbie incentiva melhores amigas de todas as idades a celebrarem o poder da amizade, seja brincando com suas bonecas favoritas ou criando histórias juntas.

Barbie Paola Antonini Kelen Ferreira
Paola Antonini (Foto: Ester Mendes)
Barbie Paola Antonini Kelen Ferreira
Kelen Ferreira (Foto: Ester Mendes)

Deixe um comentário