Grupo Soluti inaugura prédio tecnológico e sustentável

Nova sede possui área aberta ao público, com um amplo espaço de coworking e cafeteria
Grupo Soluti
(Foto: Divulgação)

A nova sede do Grupo Soluti, empresa de tecnologia líder nacional em certificação digital, traz para Goiânia o prédio mais tecnológico e sustentável do Centro-Oeste. Inaugurado recentemente no Jardim Goiás, foram investidos R$70 milhões em instalações físicas e equipamentos. O edifício tem três pavimentos em uma área total de 4,5 mil metros quadrados.

Além das soluções tecnológicas o prédio também se destaca por ser sustentável, pois atende a um conjunto rigoroso de critérios e práticas recomendadas para a construção verde. A adoção desse conceito torna a edificação apta a conquistar a Certificação Leed Gold, concedida pelo US Green Building Council (USGBC), organização internacional sem fins lucrativos que promove as práticas de construção sustentável.

Desde o controle de acesso, passando por diversos sistemas de automação, de recepção de energia e de geração própria, inclusive fotovoltaica, até um robusto sistema de segurança contra invasões, a nova sede do Grupo Soluti impressiona pelo conjunto de soluções tecnológicas e sustentáveis.

Dois grupos de arquitetura assinam o projeto do edifício, construído pela Loft Construtora. O arquiteto Dalto Franco, de Goiânia, valeu-se de sua expertise em estabelecimentos empresariais, dando à fachada transparência e amplitude, graças ao uso de vidros especiais, que proporcionam conforto térmico e aproveitamento da luz natural.

A arquitetura interior ficou a cargo da Pitá Arquitetura que, em parceria com o Porú Studio, também assina os projetos do Soluti Café e do Soluti Space Coworking, bem como da comunicação visual do prédio.

A Pitá Arquitetura se destaca pela especialidade em projetos que remetem à inovação e que façam as pessoas se aterem também a detalhes e alinhamentos de estruturas. Ao mesmo tempo em que chamam a atenção, as soluções arquitetônicas transmitem a sensação de acolhimento, conforto e modernidade. O mobiliário é, em grande parte, construído com materiais recicláveis.

Grupo Soluti
(Foto: Divulgação)

Segurança e energia

As soluções inovadoras adotadas no prédio começam pelo subsolo, que conta com vestiário, bicicletário e estacionamento para 57 veículos com pontos de recargas para carros elétricos. Abastecidos, claro, pelo sistema fotovoltaico, ou seja, energia solar. Há também área destinada ao controle seletivo de resíduos.

No mesmo piso foi instalada uma guarita inviolável, que adota o conceito cela de segurança: vidro blindado de alto calibre e sistema de alto-falante para a comunicação com o vigilante, semelhante ao usado em bancos. A vigilância tem uma visão de 360º de todo o prédio, por meio das câmeras de segurança, instaladas em todos os ambientes do edifício.

Os equipamentos de suporte ao prédio, tais como bombas de água, de recalque, redes e geradores de energia contam com sistemas de redundância. Se um apresentar falha, o sistema reserva entra automaticamente em operação.

O edifício conta com três geradores de 625 KVAs, com 72h de autonomia, que funcionam em sistema de rodízio, suficientes para abastecer com energia elétrica dois bairros de pequeno porte, além de dois transformadores de 1.500 KVAs. Em vez de cabos, a energia circula pelo prédio por redes de barramentos e chega ao edifício por dois caminhos diferentes, minimizando o risco de interrupção no abastecimento.

Coworking

A nova sede do Grupo Soluti possui uma área aberta ao público, com um amplo espaço de coworking e cafeteria. Os usuários podem escolher, reservar e pagar antecipadamente por sua estação de trabalho ou sala de reunião por meio da conta da empresa na rede social ou no site do escritório coletivo. Ao chegar no local, o único contato necessário é com o recepcionista, que valida o acesso após conferir os dados cadastrados no sistema.

O controle de acesso ao prédio da Soluti tem como premissas a segurança, a privacidade e a facilidade que oferece aos colaboradores e visitantes. A tecnologia adotada também permite, por meio de um aplicativo, fazer os agendamentos nas salas de reunião, proporcionando flexibilidade e agilidade.

Grupo Soluti
(Foto: Divulgação)

“Usando apenas um aplicativo no smartphone, é possível ter acesso a todas as informações sobre as estações de trabalho. Se eu tenho uma equipe que trabalha de forma híbrida, nos dias de trabalho presencial o acesso estará liberado e as estações de trabalho pré-definidas. Se não houver o agendamento, o colaborador não consegue reservar o espaço e nem ter acesso ao prédio. Isto também racionaliza o uso de equipamentos e das estações de trabalho”, explica Marcelo Castro, gerente administrativo do Grupo Soluti.

As salas de reunião, todas numeradas, também são reservadas pelo aplicativo, onde se faz as observações necessárias, como o número de participantes. “Pelo aplicativo já se pode providenciar água, café e o que mais for necessário da copa. Se for preciso ajuda com uso de alguma tecnologia, como videochamada ou espelhamento de tela, o pessoal da TI toma as providências “, finaliza.

Sem paredes

No segundo pavimento, onde está sediada a Soluti, as equipes estão dispostas em estações de trabalho que não se dividem por paredes ou qualquer outro tipo de barreira e se espalham por uma ampla área. É equipada com móveis exclusivos, espaços para reuniões mais informais e uma sala que se projeta do segundo andar em direção ao lobby. “Todos trabalham juntos, inclusive os diretores, no mesmo espaço, ficando apenas agrupados, conforme a área a que pertencem”, diz Marcelo Castro.

Ao lado das estações de trabalho, se destaca o terraço, com copa, mesas, cadeiras, e espreguiçadeiras dispostas ao ar livre. Na borda do guarda-corpo do terraço foi montado um jardim com plantas que requerem pouca irrigação, feita de forma automatizada, atendendo às recomendações para a certificação Leed. A água de irrigação, assim como a utilizada nos vasos sanitários, é de reuso. 

 

Deixe um comentário