Governo de Goiás lança editais para melhorias da infraestrutura do Caminho de Cora Coralina

Obras contemplam instalação de pontos de descanso para o turista, além da construção de nova ponte em Corumbá de Goiás
Caminho de Cora Coralina, única trilha de poesia do mundo, vai receber obras de infraestrutura a partir do mês de abril (Foto: Goiás Turismo)

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), abriu licitação para contratação de empresas que irão realizar os serviços de infraestrutura no Caminho de Cora Coralina, trilha de 300 quilômetros que liga Corumbá à cidade de Goiás. As intervenções serão realizadas em pontos estratégicos do atrativo turístico. No total, será investido cerca de R$ 1,1 milhão na construção de pontos de apoio ao longo do Caminho, além de intervenções no Parque Estadual da Serra de Jaraguá e na ponte de Corumbá de Goiás.

O pregão eletrônico, tipo menor preço por item, está previsto para ser realizado em sessão pública no dia 15 de março, a partir das 14 horas, e será destinado à aquisição de 80 bancos de concreto armado, com assento e encosto em madeira para os pontos de descanso do Caminho de Cora Coralina. Os equipamentos serão distribuídos em todos os municípios que integram o trajeto.

A segunda licitação está prevista para o dia 18 de março, às 9 horas, com a tomada de preços para contratação de empresa especializada no ramo de engenharia para realização de obras e serviços de construção de pontos de apoio no percurso, além de obras de arte e frame – quadro em estrutura metálica utilizado como atrativo turístico “instagramável”.

Os editais contemplam, também, intervenções na sede administrativa do Parque Estadual da Serra de Jaraguá e instalação de um frame no local, construção de uma nova ponte no início da trilha, em Corumbá de Goiás, e a construção de um ponto de apoio no Distrito de São Benedito, em Itaberaí. Os projetos foram realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio de Serviços e os recursos viabilizados por meio de convênio com o Ministério do Turismo. O início das intervenções está previsto para o final do mês de abril.

Os editais e seus anexos estão disponíveis aos interessados no site da Goiás Turismo ou na sede da Agência, à Rua 30, Bloco A, 2º Andar do Centro de Convenções de Goiânia, no Centro da capital. Os documentos podem ser solicitados, ainda, pelo email cpl1@goiasturismo.go.gov.br .

Caminho de Cora Coralina

O Caminho de Cora Coralina é a única trilha de poesia do mundo, entre Corumbá e a cidade de Goiás, composta por oito municípios e oito povoados, reunindo história, cultura, poesia, natureza e aventura. Além das cidades históricas, também fazem parte do percurso os parques estaduais da Serra dos Pireneus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada.

Ao longo do trecho, há locais para caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross, em meio à paisagem única do Cerrado, com serras, nascentes, cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, além de rios e córregos. O passeio oferece vivências na natureza, incentiva a melhoria da infraestrutura e a sinalização das unidades de conservação, promovendo o turismo aliado à preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário