Fotógrafa goiana retrata violência contra a mulher em livro

Emoção, subordinação, denúncia da situação opressora e necessidade de superação e de resgate do amor próprio estão estampadas na obra de Iasmim Kudo
Livro de fotografias “Reflete Em Mim”, de Iasmim Kudo, retrata e denuncia a violência contra as mulheres em suas mais diversas formas (Foto: Iasmim Kudo)

A violência contra as mulheres em suas mais diversas formas está estampada no livro “Reflete Em Mim”, da fotógrafa Iasmim Kudo, que será lançado nesta sexta-feira (25), às 19h30, no Café Biano. A obra traz uma série de fotografias que, por meio de elementos como corda, saco, corrente, garrafa quebrada, arame farpado, panos e maquiagem, retrata as dores de mulheres de diferentes idades e classes sociais que foram vítimas não apenas de agressões físicas, mas também de violência verbal e psicológica.

Mais do que contextualizar a violência contra a mulher de forma imagética, o trabalho usa de imagens e emoções para resgatar individualidades, denunciar a realidade de tantas mulheres que têm sua autoestima destruída pela violência, além de reforçar a luta contra a opressão e fortalecer a iniciativa de denúncia e de proteção à vulnerabilidade feminina. Além do mais, partindo da premissa de que a violência nem sempre produz resultados aparentes e sequer chega a ser percebida ou relatada por grande parte das vítimas, a obra pretende demonstrar o quanto a violência silenciosa e invisível é devastadora.

“Contextualizar, instigar e refletir se faz necessário em nuances para além da escrita. As imagens podem e devem falar. Como fotógrafa e mulher, queria dar visibilidade e enaltecer essa luta, transformando experiências fatídicas em imagens. A violência em todas as suas formas está estampada em cada semblante de aflição e agonia: física, psicológica, patrimonial e sexual. A conscientização cultural sobre a violência doméstica e a educação, como formas de construção de um pensamento crítico, podem criar e sustentar mudanças que devem acontecer em pensamento e ação se quisermos ver o fim dessa violência milenar contra as mulheres”, pontua a autora.

Para a noite de lançamento do livro, além de Iasmim Kudo, que há 10 anos é licenciada em Artes Visuais e há oito atua como fotógrafa de moda e publicidade, estarão presentes a violonista e professora de violino Luciana Sanches e também a psicóloga Luana Montes, que fará uma explanação sobre relações abusivas. Alguns exemplares também serão disponibilizados para venda no Café Biano, no valor de R$ 40. O projeto foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc 2021, por meio do Edital de Artes Visuais, e tem produção executiva e assistência de produção artística assinadas pela Cereja do Cerrado Produções.

Fotógrafa Iasmim Kudo (Foto: Anabela Vinográdova)

Serviço:
Lançamento do livro “Reflete Em Mim”, da fotógrafa Iasmim Kudo
Data:
 25/03 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Café Biano – Rua T-55, nº 690, no Setor Bueno, Goiânia – GO

Deixe um comentário