Eclipse parcial da Lua acontece hoje (17); fenômeno poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil

Evento também será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional
Eclipse parcial da Lua
(Foto: @taaatjana/Unsplash)

Nesta terça-feira (17), um eclipse parcial da Lua poderá ser observado em todo o Brasil. O evento começará às 21h41, com a fase penumbral, e atingirá seu ápice às 23h44, quando 3,5% da superfície lunar estará coberta pela sombra da Terra. Para quem estiver em locais com céu limpo, bastará olhar para o alto para acompanhar o fenômeno, que poderá ser visto a olho nu sem necessidade de equipamentos. No entanto, para quem enfrentar condições meteorológicas adversas, como céu nublado ou fumaça de queimadas, o Observatório Nacional transmitirá o eclipse ao vivo pelo seu canal oficial no YouTube a partir das 21h30.

De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua entra na umbra, a porção mais escura da sombra da Terra. Ao longo do fenômeno, a Lua vai gradualmente adquirindo uma sombra escura em parte de sua superfície, visível sem a necessidade de instrumentos. Ela também explicou que o eclipse parcial segue fases, começando com a penumbra — a parte mais clara da sombra terrestre, onde ainda há alguma luz solar — até o momento em que a umbra se torna visível.

Para os observadores, o evento segue um cronograma preciso: o eclipse penumbral começa às 21h41, seguido pela fase parcial às 23h12, com o ápice ocorrendo às 23h44. A partir das 0h15 de quarta-feira (18), o eclipse começa a perder força, com o fim da fase parcial e, finalmente, o término da fase penumbral previsto para 1h47.

Este eclipse da Lua também antecede um outro fenômeno astronômico: um eclipse solar, marcado para ocorrer em 2 de outubro, mantendo a sequência usual entre os dois tipos de eclipses.

Deixe um comentário