Drone vai transportar amostras de exames do Grupo Pardini

Antes de obter a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para transportar suas amostras biológicas por drone, o Grupo Pardini realiza, amanhã, 11 de fevereiro, o segundo voo teste do projeto em parceria com a Speedbird Aero. Às 9h30 da manhã, a aeronave sairá da unidade Hermes Pardini do bairro Belvedere em direção ao Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e longevidade. O mais novo hospital geral de Belo Horizonte conta com um Núcleo Técnico Hospitalar do Pardini como laboratório referência e uma unidade de atendimento dentro da instituição. A rota aérea dura em torno de 6 minutos enquanto de veículo terrestre, o tempo gasto varia de 20 a 30 minutos. A redução de do tempo é crucial para atendimentos de emergências e pode salvar vidas.

O transporte não tripulado agiliza a chegada dos exames no núcleo de operações do laboratórios

Para o diretor assistencial do Orizonti, Estêvão, a área de saúde hoje é a que mais demanda inovação. “Temos a inovação e a tecnologia como premissas, assim como o Grupo Pardini. O transporte não tripulado de exames traz um grande impacto para toda a cadeia de saúde, diminui tempo, facilita deslocamento, otimiza recursos. Oferecer aos nossos pacientes essa possibilidade certamente é um diferencial na prestação do serviço médico-hospitalar”, comentou.

Antes de sair a liberação da ANAC, voos testes são realizados em rotas diferentes

A rede de laboratórios com 125 unidades espalhadas pelo país e outros quase 6 mil laboratórios parceiros é parceira da Speedbird Aero no desenvolvimento da logística aérea não tripulada de amostras biológicas. A startup possui as autorizações necessárias e o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da ANAC. Agora, ambas empresas trabalham juntas na construção de manuais de operação para o transporte de amostras biológicas em um drone exclusivo do Pardini, que deve ser finalizado no prazo de dois a três meses. A inovação é um marco para o setor de medicina diagnóstica no Brasil e garante agilidade no processamento de exames e entrega de resultados.

Drone será exclusivo do Pardini e dedicado ao transporte tripulado de amostras biológicas

Depois desse processo, a Speedbird Aero poderá solicitar o registro da aeronave e a autorização de voo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais. A expectativa é que todo o processo seja concluído até o final deste ano.

O projeto está sendo desenhado à quatro mãos, pelo Pardini e Sppedbird Aero

Uma malha logística impressionante coleta mais de 300 mil amostras por dia para serem processadas. Essas coletas vêm de mais de 6 mil laboratórios, clínicas e hospitais em quase duas mil cidades do país – algumas atendidas exclusivamente pelo Hermes Pardini, além das 125 unidades próprias (77 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia).

Deixe um comentário