Correio do Afeto – ação humaniza processo de doação de sangue

Para celebrar o Dia Mundial da Gratidão, pacientes que necessitam de sangue durante tratamento escrevem cartinhas de agradecimento para doadores. Recados emocionam destinatário
O Dia Mundial da Gratidão, celebrado nesta segunda-feira (21), tem sido comemorado no Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH) e de um jeito muito carinhoso. Alguns doadores de sangue estão sendo surpreendidos com cartinhas de agradecimento, escritas por pacientes assistidos na unidade de saúde e que necessitam de sangue durante o tratamento. A ação foi pensada para humanizar ainda mais a assistência, ato que faz parte da rotina do INGOH. Importante ressaltar que o sigilo entre doador e receptor foi mantido, pois os pacientes fizeram uso de sangue doado em outra ocasião.
Estreitar o elo existente entre doador e receptor é uma forma de demonstrar na prática a importância da doação de sangue. Pensando nisso, o INGOH idealizou o Correio do Afeto, iniciativa que possibilita aproximar as duas partes desse processo. Os recadinhos emocionaram os destinatários, que seguravam nas mãos uma prova do quanto a atitude voluntária da doação de sangue é essencial para salvar a vida de alguém.
“Amor e caridade são a essência da vida”. Norteado por essa frase, o policial militar Gilmar de Barros Vieira doa plaquetas no INGOH desde o início da década de 2000 e, nesse tempo, já completou 240 doações. “A gente tem que fazer algo pelo próximo e doar é uma forma de ajudar a quem precisa. Aproveitando o Dia Mundial da Gratidão, eu sou muito grato por poder estar aqui fazendo essa doação. É com muita alegria que venho e com muito orgulho que sou doador!”, enfatiza Vieira.
Leandro de Paula Carrijo, consultor de vendas, também é doador de longa data no INGOH. Ele fez a sua primeira doação em 1999 e afirma que “é um gesto que não me custa nada e pode ajudar muita gente. Se eu posso salvar vidas e não me causa mal algum, por que não o faria?!”, completa Carrijo. Ele também foi surpreendido por um recadinho emocionado. Esse, inclusive, foi escrito pela enfermeira Joyce Camargo, que é lotada no setor de Quimioterapia do INGOH. Para a profissional “a atuação dos doadores reflete diretamente no nosso trabalho. Eles são essenciais para nos ajudar a salvar vidas aqui”, relata.
Na outra ponta, Sofia Marques, de 5 anos, faz acompanhamento para controle de anemia falciforme, no INGOH, cujo tratamento precisa de transfusão sanguínea. Além do Correio do Afeto oficial, ela fez questão de produzir uma linda pintura: uma menina rodeada por corações. “Fiz esse desenho porque eu quero espalhar amor no mundo e agradecer por tudo”, conta a pequena.
Geilson Costa doa sangue, em Goiânia, há 4 anos, e conta que nunca recebeu uma cartinha assim. Ele foi surpreendido com o agradecimento de uma paciente que preferiu se identificar por Delfina. No Correio do Afeto ela escreveu: foi uma doação como a sua que ajudou a salvar a vida do meu neto, por isso, sou eternamente grata. Costa fez questão de agradecer o recado e completou que “doar sangue é a forma mais genuína de amor e carinho para com o próximo, pois você não escolhe quem vai receber, não sabe cor, sexo, religião, nada… você só sabe que vai ajudar a salvar a vida de alguém. Quem ama de verdade, pode doar sangue, pois é a melhor forma de demonstrar o seu amor”.
Para finalizar, Carrijo, que já tem quase 150 doações no INGOH, fez questão de fazer uma convocação: convido outras pessoas a virem doar também. Não dói. Não incomoda. E salva a vida de muita gente. Venham doar sangue! Esse apelo também foi acompanhado pela mensagem de Geilson Costa. Ele corroborou a chamada de Carrijo e completou “doe sangue você também!”.

Deixe um comentário