Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás realiza seminário sobre habitação social nesta terça-feira (13)

Evento visa debater déficit habitacional, que no Estado é de 155,7 mil moradias
Conselho de Arquitetura e Urbanismo
(Foto: Prefeitura de Goiânia)

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) realiza nesta terça-feira (13) seminário sobre Habitação Social, em Goiânia. O objetivo da intituição é contribuir para as políticas destinadas a oferecer assistência técnica a famílias de baixa renda, seja para a construção ou reforma de moradias.

O evento será realizado no hotel Oitis, no Alto da Glória, e terá como público-alvo gestores e técnicos de municípios, além de profissionais interessados pelo tema. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

Em Goiás, o déficit habitacional é estimado em 155.769 moradias, de acordo com o Instituto Mauro Borges (IMB), baseado em dados de 2020. No total, 401.650 pessoas vivem em situação de déficit, representando 5,7% da população goiana. A principal causa é o ônus excessivo com aluguel, que compromete mais de 30% da renda de 119.783 famílias no Estado.

Segundo o IMB, 25 mil famílias em déficit habitacional se enquadram na categoria de moradias improvisadas; 8,8 mil moram em habitações feitas de madeira aproveitada, palha ou outro material; e 1,6 mil dividem a moradia com mais pessoas, integrando a categoria “adensamento”, em que três ou mais indivíduos compartilham um mesmo cômodo.

Goiânia é a cidade goiana com mais famílias em situação de déficit: 24.344 mil, a grande maioria por conta do ônus excessivo com aluguel. Em segundo lugar, vem Águas Lindas de Goiás, com 6.591 famílias vivendo em cômodos improvisados. Na quinta posição está Rio Verde, com 1.392 famílias habitando construções precárias.

Iniciativas

Entre os palestrantes convidados para o seminário, está a prefeita de Rio Branco do Sul (PR), a arquiteta e urbanista Karime Fayad, que desenvolve projetos de assistência técnica para habitação social no município. Também participarão as arquitetas e urbanistas Lorena Pereira e Priscila Cavalcanti, que representarão a Agência Goiana de Habitação (Agehab).

“Queremos, com o seminário, debater sobre as diversas formas de se fazer Assistência Técnica para Habitação Social (ATHIS) e abordar iniciativas que vêm sendo realizadas em municípios de Goiás e outros Estados”, afirmou Isabel Barêa, a gerente geral do CAU/GO.

“Diante da retomada de programas de incentivo à habitação social e de fontes de financiamentos atreladas a esses programas, é um momento muito oportuno para abordar o tema junto aos municípios e aos arquitetos”, diz a vice-presidente do CAU/GO, Janaína de Holanda.

A conselheira e coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), Simone Buiate, será uma das palestrantes do evento, abordando sobre ações de ATHIS realizadas pelo CAU/GO.

Serviço: CAU/GO promove seminário sobre habitação social

Data: 13 de junho de 2023
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Hotel Oitis

Endereço: Rua Terezina, 260 – Alto da Glória, Goiânia – GO

Deixe um comentário