Respeitar o direito da acessibilidade e, ao mesmo tempo, colaborar com a preservação do meio ambiente. Esse foi o desafio proposto pela Consciente Construtora ao criar o conceito de Calçada Consciente, cujo primeiro modelo foi desenvolvido em 2009, na quadra da Ambientar, no Setor Bueno. Depois de receber vários prêmios com esse projeto inovador, a construtora inaugura, no dia 27 de julho, às 9h, na Avenida T-07 (Setor Bueno), mais uma Calçada Consciente com uma extensão total de 503 metros e área de 1.853 metros quadrados.
Idealizada pelo diretor presidente da Consciente Construtora, Ilézio Inácio Ferreira, e projetada pelo engenheiro Augusto Fernandes, especialista em acessibilidade, a calçada foi criada com o intuito de apresentar uma solução sustentável, eficiente e de baixo custo para os problemas existentes em Goiânia em relação à acessibilidade, permeabilidade do solo, arborização e mobiliário urbano. Além disso, esta solução pode ser ampliada com a adesão de várias construtoras com a efetivação de uma Parceria Publico Privada (PPP) entre as empresas e a Prefeitura de Goiânia.
A Calçada Consciente prima pelo sistema de permeabilização do solo, reaproveitamento de entulhos, arborização e, sobretudo, pela facilidade de acesso. As bocas de lobo, ao contrário dos modelos tradicionais, contam com sistema de captação que filtra parcialmente a água da chuva e não permite que entulhos passem pelas galerias. A preocupação com a arborização é outro fator de destaque, em toda a quadra do empreendimento as árvores inapropriadas são substituídas por espécies adequadas para cada tipo de calçada. O projeto também contempla a padronização das lixeiras das residências.
Segundo o engenheiro Augusto Fernandes, que é cadeirante, a Consciente está sendo precursora em propor uma solução inovadora para as calçadas da cidade. Até então a única função da calçada era para o pedestre e ele nunca teve prioridade. “Com este novo conceito criamos um incentivo para que a iniciativa privada possa incorporar em seu projeto a calçada da quadra de seu empreendimento ou de outra quadra, a critério da prefeitura. Assim, será resolvido não só a questão da acessibilidade do pedestre, mas também o grande problema que as grandes cidades vêm enfrentando em relação à drenagem urbana e também à arborização”, conclui Augusto.
Serviço: Inauguração da Calçada Consciente
Data: 27 de julho
Horário: às 9h
Local: Área de Reciclagem de Entulhos Consciente e Bambuí – Av. T-7, esquina com a Av. T-1, Qd. 39, Lt. 05, Setor Bueno