O governo de Portugal anunciou que os brasileiros poderão tirar a cidadania portuguesa de forma online. Segundo o ministro da Justiça do país, Pedro Ferrão Tavares, em entrevista ao Diário de Notícias de Portugal, a expectativa é que essa medida se torne válida até o final do ano por meio do site da Justiça Local, mas não informou uma data exata.

Foi diante do grande número de pedidos para acesso a nacionalidade que a medida se tornou necessária, Tavares explica. A providência tem o objetivo de aliviar os processos presenciais nos cartórios de Portugal.
Com prazos que chegam a passar dez vezes os períodos propostos pela lei devido à alta solicitação, os pedidos de cidadania são os mais procurados no Instituto dos Registos e Notariado (IRN).
Em 2021, Portugal já possuía cerca de 210 mil brasileiros, já em 2022, segundo dados oficiais do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), órgão responsável pelo setor de imigração do país europeu, bateu recorde com 252 mil. Esses dados representam cerca de 29,2% de todos os estrangeiros em situação regular no país.