B-Boy goiano Xandin busca título mundial de Breaking na Polônia

De 4 a 6 de novembro, brasileiros disputam as últimas etapas da final global do Red Bull BC One
Campeões embarcam rumo à Polônia visando ao grande título mundial (Crédito: Tauana Sofia/ Red Bull Content Pool)

goiano Alexandre Duarte, conhecido como B-Boy Xandin e a mineira Isabela RochaB-Girl Itsa, fizeram história em São Paulo e se tornaram os primeiros campeões nacionais do Red Bull BC One, realizado em outubro, após a entrada do Breaking no maior evento multiesportivo do mundo. A disputa, que aconteceu em mais de 30 países além do Brasil, reúne os mais talentosos artistas do planeta no principal campeonato de Breaking do mundo e possibilita que o público conheça os principais nomes da cena visando os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Depois de seletivas regionais em diferentes Estados brasileiros e mais de 300 inscritos, Itsa e Xandin seguem para o Mundial, que acontece na cidade de Gdansk, na Polônia. A final da competição acontece em duas etapas, a primeira será realizada no dia 4 de novembro. Os classificados nessa primeira fase se juntarão a 24 convidados na grande decisão, dia 6 de novembro, com transmissão ao vivo em português na Red Bull TV, e no canal SporTV, a partir das 13h (horário de Brasília).

Na categoria masculina, o B-Boy Xandin, de Anápolis, no interior de Goiás, tem relação de mais de uma década com o Breaking. O artista revela grandes expectativas para representar o Brasil: “Estou muito ansioso para a final, minhas expectativas são as melhores e acredito que tenho potencial para representar o Brasil e trazer esse título. Quero manter minha energia, dançando tranquilo e curtindo, acho que isso pode fazer toda diferença. Vou dar o meu melhor”, comenta.

Bicampeã Itsa (Fabio Piva / Red Bull Content Pool)

De Belo Horizonte (MG), a bicampeã Itsa representa o País entre as B-Girls. Integrante do elenco de dançarinos do Cirque du Soleil, a artista de 23 anos iniciou sua trajetória na modalidade logo na sua infância, quando começou a treinar e pegar gosto pelo esporte, e não parou desde então. Atualmente, é um dos grandes expoentes do Breaking.

“Minha expectativa para o mundial é que as pessoas não se enxerguem apenas como competidores, mas como irmãos e irmãs de cultura. Estou preparade para dançar minha história”, comenta.

Além de Itsa e Xandin, o Brasil também conta com outro representante de peso. O B-Boy cearense Bart já tem vaga garantida na final mundial, no dia 6 de novembro, por meio de wildcards – por desempenho e forte participação na cena foi convidado a avançar direto à fase decisiva, que nomeará os dois grandes vencedores mundiais (um B-Boy e uma B-Girl).

A dinâmica do evento é simples: em formato mata-mata, os participantes têm suas habilidades avaliadas ao dançarem em frente a um painel formado jurados que são referências na cena, como o holandês Menno, três vezes campeão mundial; os americanos El Nino e Beta Rawkuz; além da francesa Sarah Bee. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.

B-Boy Bart (Tauana Sofia / Red Bull Content Pool)

Serviço:
Red Bull BC One – Final Mundial Polônia
Data:
 04/11 (1ª etapa final mundial)
Data: 06/11 (2ª etapa final mundial)
Horário: 13h
Local: Transmissão ao vivo pela Red Bull TV e pelo canal SporTV.
Ingresso: Gratuito

Deixe um comentário