Arena Fieg Jovem discute sucessão familiar com empresário Zé Garrote

O evento reuniu jovens empreendedores e lideranças do setor
empresário Zé Garrote
Zé Garrote compartilhou sua trajetória empresarial. Foto: Divulgação

A Fieg Jovem, liderada pela empresária Thais Santos, promoveu sexta-feira (11/08) mais uma rodada da Arena Fieg Jovem – Sexta Empresarial, desta vez com participação do empresário Zé Garrote, presidente do Conselho de Administração da São Salvador Alimentos (SSA). O evento, realizado na Casa da Indústria, reuniu jovens empreendedores e lideranças do setor.

Thais Santos destacou que 90% das empresas brasileiras são familiares, das quais 75% repassadas à próxima geração. “É com isso em mente que voltamos o foco da Fieg Jovem à importância da governança”, explicou, ao falar sobre a iniciativa da Arena Fieg Jovem.

Na oportunidade, Zé Garrote compartilhou sua trajetória empresarial, iniciada no comércio, como dono de duas farmácias, passando pela mudança de setor, ao se preparar para suceder o sogro no negócio da família no ramo avícola, e culminando com a estruturação da Super Frango e da São Salvador Alimentos.

“Enquanto sucessor, precisei romper muitas barreiras, principalmente porque as mudanças que propunha eram radicais diante da tradição de como o negócio até então era tocado. Houve momentos de embates difíceis, mas o respeito, a paciência e a questão espiritual sempre estiveram presentes no relacionamento familiar. São sentimentos fundamentais para termos o entendimento dos valores de quem construiu o negócio”, afirmou Zé Garrote.

Empresária Thais Santos

No Conselho de Administração da SSA desde 2020, quando passou o bastão ao filho Hugo Souza, hoje CEO da empresa, o empresário sustentou a importância de ter uma assessoria competente e especializada para nortear esse processo de sucessão familiar. “Fomos felizes em encontrar pessoas boas que nos ajudaram nesse caminho.”

Outro ponto destacado pelo empresário foi a preparação dos herdeiros do negócio. “Tanto meu filho quanto minhas filhas passaram por todos os departamentos da empresa para conhecer e entender o funcionamento do negócio.”

Por fim, Zé Garrote falou sobre legado. “Estamos aqui por alguns dias e tudo que temos é emprestado. Portanto, o melhor que podemos fazer é construir um legado”, disse, ressaltando que o ensinamento que busca passar para seus netos é de que a empresa, atualmente com cerca de 8 mil colaboradores diretos e terceirizados, não pertence a uma pessoa, mas a todos que fazem o dia a dia do negócio.

A Arena Fieg Jovem – Sexta Empresarial contou com presença do presidente do Siaeg, Antônio Santos, e dos superintendentes do Sistema Fieg Lenner Rocha (Fieg) e Humberto Oliveira (IEL).

Deixe um comentário