Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Advogada lança livro sobre direitos LGBTI

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

(Foto: Cristiano Borges)

A advogada Chyntia Barcellos lança, nesta quinta-feira (6), o livro Fatos, afetos e preconceitos: uma história de todos os dias, que reúne artigos sobre marcos legais da conquista dos direitos LGBTI (Lésbicas, Gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e intersexuais) escritos pela jurista.

Originalmente publicados por veículos de comunicação diversos, entre 2009 e 2018, o conjunto de textos opinativos traça uma linha do tempo que destaca avanços e também retrocessos na conquista de direitos da população LGBTI e na construção da cultura de paz no Brasil.  

O conteúdo do é baseado na atividade de Chyntia Barcellos em diversas instâncias, discutindo questões de gênero e sexualidade à luz do Direito, em todo o Brasil. Na última década, a advogada conta com atuação na Comissão Nacional de Direito Homoafetivo – vinculada ao Instituto Brasileiro de Direito de Famílias (IBDFAM) –, da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB Seção Goiás e do Conselho Estadual LGBTT Goiás.

(Foto: Divulgação)

Lançado pelo selo SemiBreve, com capa assinada pela artista Beatriz Perini, o livro destaca avanços como o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, a alteração de sexo e nome de pessoas travestis e transexuais nos cartórios de registro civil de todo o País, sem necessidade de ação judicial, laudo médico-psicológico ou cirurgia de readequação sexual.

A autora também permeia em sua obra outros temas do direito homoafetivo, tais como a adoção homoparental, a reprodução assistida, duplas maternidade e paternidade, expressões públicas de afeto, cura gay e a despatologização da transexualidade, que continua enquadrada no rol da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Ela também aborda a escola sem homofobia, a criminalização da homofobia, a presença de pessoas LGBTIs nas forças armadas, Estado laico e bancada religiosa.

Anote!
Lançamento do livro Fatos, afetos e preconceitos: uma história de todos os dias, de Chyntia Barcellos
Data: 6 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Livraria Palavrear  – Rua 232, 338, Setor Universitário – Goiânia/GO
Preço de capa: R$ 25,00