A maratonista olímpica Adriana Silva foi a única brasileira a conquistar a medalha Six Star Medal em Chicago neste domingo (8), após finalizar a prova com o tempo de 2h53’11. A mandala exclusiva é conferida aos atletas que completam todas as maiores maratonas do mundo – de Berlim, Tóquio, Londres, Nova York, Boston e Chicago.
“Chicago é realmente uma prova linda. Estou muito feliz com meu tempo, apesar de não ter colocado isso como meta. Mas a corrida estava tão gostosa e fluiu tão bem que acabou acontecendo esse resultado. Feliz em ter conseguido a mandala e também com a notícia de ter sido classificada para o mundial de master ano que vem na Austrália”, comemora a atleta.
A maratonista olímpica brasileira e atleta ASICS fez sua primeira major em Berlim, em 2010, prova que ela também fez em 2014; em 2012 ela completou a Maratona de Tóquio; em 2013 fez a de Londres; em Boston, 2014 e a de Nova York ela completou em 2018. Entre todas as seis majors, a prova de Tóquio foi a que mais marcou sua trajetória, realizada há onze anos, em 26 de fevereiro. Com o objetivo de conquistar uma vaga para as Olimpíadas de Londres, Adriana não só conseguiu a vaga como também quebrou o recorde Sul-Americano e brasileiro da maratona feminina, que é dela até hoje, com o tempo de 2:29:17.
“Eu e meu treinador escolhemos correr em Tóquio naquela época por conta do nível técnico da prova que é muito forte. As atletas correm muito bem lá e isso me ajudaria a obter o índice para as Olimpíadas de Londres, que era nosso objetivo na época, e consegui. Além disso, também fui convidada para correr a major de Londres pelo organizador da prova depois do meu desempenho. E o mesmo aconteceu em Londres, depois da prova também fui convidada para correr em Nova York”, conta Adriana.
Entre diversas conquistas, os grandes destaques são o título de bicampeã na maratona do Pan-Americano (ouro em Guadalajara 2011 e ouro em Toronto 2015) e as duas participações em Jogos Olímpicos, em 2012 em Londres e no Rio de Janeiro em 2016.