Em almoço com Marconi, embaixador turco propõe acordos comerciais com Goiás
O embaixador da Turquia no Brasil, Erçin Ervin, almoçou hoje com o governador Marconi Perillo no Palácio das Esmeraldas. Acompanhado do cônsul honorário da Turquia em Goiás, Leopoldo Jardim, do segundo-secretário da Embaixada da Turquia, Mahmud Hulusi Uznoglu, do vice-presidente da Associação Brasil/Turquia, Mevlut Emrah, do Assessor para Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Elie Chidiac, e do presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira, o embaixador turco anunciou que uma comitiva de empresários goianos deverá visitar o seu País em novembro deste ano com o objetivo de estreitar as relações comerciais, culturais e educacionais entre a Turquia e Goiás.
Erçin Ervin disse que, além da visita ao governador, a estada da comitiva turca em Goiânia tem por objetivo a prospecção de possibilidades, entre outras, para a celebração de parcerias com a Universidade Federal de Goiás – UFG. “Estamos acertando com a universidade um amplo intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores goianos com algumas universidades da Turquia”, anunciou.
O embaixador disse ainda que o seu País tem aumentado as importações de países que formam o Mercosul e que Goiás está incluído na relação de estados brasileiros que podem fornecer grande quantidade de açúcar à Turquia. “A Turquia é um grande mercado consumidor de açúcar, produto que existe em abundância no Estado de Goiás. Nos interessa um acordo comercial para ampliarmos a compra do açúcar produzido em Goiás”, garantiu.