Diante de uma gama de tecnologias a serviço do cirurgião-dentista, não existem dúvidas de que o que mais importa é o que o especialista transmite ao paciente. A confiança da pessoa no seu dentista é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento odontológico. Existem muitas maneiras de alcançar um sorriso saudável, funcional, longevo e belo, e a melhor técnica é aquela que resolve a queixa principal do cliente, e satisfaz suas expectativas sobre o tratamento odontológico.
O mercado atual está muito exigente para todas as áreas. Na área da saúde, é preciso estar atualizado, dominar técnicas modernas, menos invasivas, ter noções de outras áreas, como fotografia, computação, administração, marketing e estética. Entretanto, de que adianta saber muito, se não há sabedoria por parte do profissional para ouvir, entender o desejo do paciente, e respeitar o conceito estético de cada um? A estética é muito relativa. Depende da experiência de vida de cada pessoa, de seus costumes e cultura, e dos seus anseios quanto ao futuro. Nós precisamos evitar a generalidade dos padrões, e saber verbalizar isso ao nosso cliente, frisando que, muitas vezes, não é possível copiar um sorriso de celebridade jovem em uma pessoa mais experiente. É preciso buscar o natural, o fisiológico. O equilíbrio é a chave para a harmonia do sorriso. E equilíbrio significa sutileza, serenidade, ausência de tensão, discrição, classe. Nós, profissionais cirurgiões-dentistas, devemos nos basear nestes preceitos na nossa prática diária.
A internet abriu os caminhos da comunicação. Os nossos clientes estão cada vez mais exigentes, mais informados sobre o que a odontologia moderna pode oferecer. Muitas vezes, mal-informados, ao lerem “milagres” propostos pela imprensa sensacionalista. Cabe a nós, dentistas, informar didaticamente os nossos pacientes sobre as possibilidades para cada caso, explicando as vantagens e as desvantagens do tratamento. Nós devemos personalizar, individualizar aquilo que vamos oferecer para cada paciente, e nisto consiste a odontologia humanizada. Permitir que o cliente decida e consinta os caminhos do seu tratamento. Cada ser humano é único, e traz consigo suas expectativas, seus conceitos estéticos, seus medos, seus traumas. O profissional que consegue captar, sobretudo esse perfil psicológico do paciente, estará mirando no sucesso de qualquer tratamento.
Dra. Maristela Lobo
Mestre em Odontologia, Doutora em Clínica Odontologia, Especialista em Periodontia, Professora dos Cursos de Pós – graduação em Odontologia Estética e implantes no SENAC – SP, Tem residência em Harvard.
Site: www.maristelalobo.com.br