Studio deZZign Objetos com Arte

Mas, então, o que é uma peça de design? É aquela que não respeita os conceitos estabelecidos e surpreende. É o objeto que veio suprir uma função para a qual ainda não haviam inventado nada. É arte. É possibilidade. É pura criação. O design se aplica a tudo: ao utensílio de cozinha, roupa, jóia, mobiliário, enfim, qualquer objeto que se pode agregar a arte como valor.

O design tem a função de quebrar o lugar comum e dar forma inusitada a todo tipo de material: tecido, cristal, porcelana, madeira etc, etc, etc. Design não tem padrão, ao contrário. Deve surpreender justamente pela falta dele.

Foi pensando em todas as possibilidades que envolvem o design que a artista plástica Lívia Rizzo e sua filha, a designer de interiores Ana Carolina Rizzo, criaram o Studio deZZign Objetos com Arte, que será inaugurado no dia 20, num casarão na Rua 147, 494, Setor Marista.

O espaço vai abrigar exatamente um pouco de tudo que o melhor do design produzido no Brasil pode ofercer. Lívia e Ana Carolina começaram a curadoria em casa mesmo. De lá vão as janelas coloniais com interferências que deram forma à mostra de Lívia denominada Um olhar sobre Klimt, as jóias concebidas e produzidas por Lívia, além de objetos garimpados nos melhores estúdios de design do Brasil. Objetos bem humorados, fora de padrão, alguns muito requintados, mas cuja graça está justamente no inusitado de sua criação.

Outro foco do Studio deZZign Objetos com Arte é a execução de projetos personalizados para interiores, além do desenvolvimento de objetos – mobiliário, por exemplo – e jóias, também personalizados.

Bela Boneca – Entre as peças que vão compor o mix do Studio deZZign – objetos com arte estão exemplares do projeto Bela Boneca, idealizado no Asilo São Vicente de Paulo da cidade de Goiás pelo Instituto Rizzo, do empresário Leonardo Rizzo, e implantado por Isabel Rizzo e sua filha, a artista plástica Lívia Rizzo. Teve como grande incentivadora a irmã Aspásia – hoje já falecida –, à época diretora da entidade.

A história do Bela Boneca até hoje emociona. As portadoras de necessidades especiais do Asilo São Vicente de Paulo criam novos figurinos para as bonecas, uma ocupação que as transformou em verdadeiras artistas.

Cada boneca é caracterizada de acordo com um personagem da cena da antiga Vila Boa. A boneca da poetisa Cora Coralina, por exemplo, tem detalhes que só quem com ela conviveu poderia reproduzir no figurino.

Com a supervisão de Isabel e Lívia, as internas do Asilo encontraram no projeto uma profissão que resgata as tradições e a cultura do Estado. O Bela Boneca conta com total apoio do Intituto Rizzo. A entidade trabalha duas vertentes: a valorização das artes plásticas e do meio ambiente, nas figuras de seus diretores Siron Franco e Washington Novaes.

Quem somos

Lívia Rizzo é vilaboense formada em Artes Visuais e Design pela UFG. Em 1993 participou da Bienal de Arte do Museu de Arte Contemporânea e, também no MAC, em 1995, integrou a Bienal de Arte Incomum. Fez duas individuais na Galeria Santa Fé, em 1997 e 1999 e participou da Mostra Brasil 500 anos, da Fundação Jaime Câmara, em 2000.

Seus trabalhos compuseram as exposições anuais no Fica (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de 1999 a 2004). Em 2003 foi premiada na Exposição Nacional de Arte em Curitiba e em 2005 estreou Um olhar sobre Klimt, sua mais recente mostra, com pinturas sobre janelas coloniais inspiradas na obra do pintor austríaco.

Além das artes plásticas, Lívia Rizzo trabalha com criação de objetos, como o mobiliário do apartamento goiano do Castros Hotel, além de luminárias e outras peças. Há cinco anos também desenha e produz jóias.

Os trabalhos de Lívia Rizzo podem ser vistos na Galeria de Artes Potrich e agora no Studio deZZign.

Ana Carolina Rizzo tem 23 anos e cursou Design na PUC Goiás. Na seqüência, foi estudar arte na Itália. Passou por Florença e Milão, onde concluiu curso no Instituto Marangoni. Já tem sua marca registrada em detalhamento de interiores de apartamentos para algumas construtoras de Goiânia e em condomínios. Participou da mostra Ambientar e desenhou todo o interior do novo Hospital Unique.

Deixe um comentário


Confira também