DRAGÃO FASHION BRASIL APRESENTA EDIÇÃO AMPLIADA

De 25 a 28 de abril acontece na capital cearense o Dragão Fashion Brasil (DFB), o mais expressivo evento da indústria da moda do Nordeste e um dos principais representantes do cenário conceitual brasileiro. A 11ª edição do DFB volta às origens de seu nome e elege como tema: Dragão do Mar – Chico da Matilde, Cearense, Jangadeiro e Abolicionista, conhecido por sua luta pela libertação dos escravos no Ceará.

Com a realização de 33 desfiles assinados por designers de moda em ascensão de todo o País, ao lado de outros já reconhecidos, como Lino Villaventura e Mario Queiroz, que participam das principais passarelas do Brasil, o evento propõe intercâmbio de diversas culturas. O DFB é a união de marcas, empresas e artistas, uma verdadeira usina de conectividade e ponto de convergência de um vasto mercado criativo, dando corpo e força para que a moda local seja uma realidade econômica, cultural e social.

Para 2010, diversas ações fortalecem a proposta do evento. A programação paralela e os lounges prometem agitar os corredores e salas do evento. O DFB traz pela primeira vez o projeto Ceará Business, bolsa de negócios que pretende gerar mais oportunidades de comercialização a indústria de moda local. Destaque também para os espaços: Casa do Dragão, com área destinada à exposição e comercialização de produtos de estilistas, etno designers e artesões cearenses; Ilha Digital, área destinada a acesso a internet com visualização e participação interativa no portal e site do Dragão Fashion; os lançamentos do portal do Dragão Fashion – o dfhouse.com.br, e do primeiro canal de TV de moda online – o noar.tv/dragaofashion.

O DFB mais uma vez estabelece o diálogo entre artesanato, design e sustentabilidade. Além dos artigos da Casa do Dragão, destaque também para a abertura do evento, que acontece com desfile Conexão Solidária, projeto da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), que apresenta na passarela o resultado de um trabalho de artesanato aplicado ao produto de moda, desenvolvido junto às comunidades cearenses em estado de risco.

Além de ser palco de estilistas e marcas, o Dragão Fashion Brasil é reconhecido nacionalmente como incentivador dos novos talentos da moda brasileira. O evento conta com mais uma edição do Concurso de Novos, dando oportunidade a oito instituições de ensino de moda. Cada grupo selecionado desfilará sua coleção durante a 11ª edição do Dragão Fashion Brasil, integrando o line-up do evento e concorrendo ao prêmio definido pela comissão organizadora.

Fortalecendo sua parceria com o ensino de moda, o DFB promove ainda, em parceria com o SENAC, o Dragão Pensando Moda. Ação voltada para alunos, professores, empresários e profissionais de moda, direcionando o olhar para as questões do conhecimento na atualidade, com palestras e mesas redondas para dividir experiências, discutir novas abordagens para a moda e abrir o contato direto com os principais profissionais do trade de todo o Brasil.

O DFB participa também de uma parceria exclusiva com a ESTETHICA – uma promoção da Moda Sustentável e ecologicamente correta do The British Fashion Council. Essa é outra novidade que possibilitará ao DFB presença garantida no London Fashion Week na edição de setembro para lançar o Dragão Fashion Brasil 2011 com o tema Eco Design.

O Centro de Convenções de Fortaleza, local onde é realizado o DFB 2010, conta com fachada assinada pelo arquiteto Muniz Deusdará. O projeto celebra a retomada do seu símbolo ícone, o jangadeiro Francisco José do Nascimento – Chico da Matilde, mais conhecido como Dragão do Mar e que no século XIX se ergueu contra o desembarque de escravos africanos no Ceará. Para homenagear o personagem acontece uma exposição de fotografias de Chico Albuquerque, que reveste as paredes na entrada do Centro de Convenções.

Concebido pela empresa de eventos Equipe de Produção, com Helena e Cláudio Silveira na direção, o Dragão Fashion Brasil sempre se preocupou desde suas primeiras edições a propor o diálogo da moda com a arte e cultura, realizando intercâmbio entre estilistas de todo o País, aproximando outras artes como cinema e música, apoiando e estimulando ações em benefício de comunidades que trabalham o design e o artesanato voltado para a moda.

Confira o line-up oficial do DFB 2010:

Dia 25 de abril – Domingo

14:00 – Abertura do Centro de Convenções

16h – Conexão Solidária – Sala do Barro

17h – Jolie!Jolie! por Andrea Cerqueira – Salão das Marés

18h – Iury Costa – Sala do Barro

18h30min – Mark Greiner – Sala do Fogo

19h – Vitorino Campos – Sala do Barro

19h30min – Mario Queiroz – Sala do Fogo

20h – Handara – Salão das Marés

20h30min – Ivanildo Nunes – Sala do Barro

21h – Mar Del Castro – Sala do Fogo

Dia 26 de abril – Segunda-feira

09:30 – Dragão Pensando Moda

14:00 – Abertura Centro de Convenções

17h30 – Madame Surtô – Salão das Marés

18h – Francisco Matias – Sala do Barro

18h30min – MarcusSoon – Sala do Fogo

19h – Piorski – Salão das Marés

19h30min – Sá.Maria – Sala do Barro

20h – Pré lançamento Rommanel por Ana Hickmann- Auditório Principal

20h – Skyler – Salão das Marés

20h30min – Weider Silveiro – Sala do Barro

21h – Lindebergue Fernandes – Sala do Fogo

Dia 27 de abril – Terça-feira

09:30 Dragão Pensando Moda

14:00 Abertura Centro de Convenções

16h30min – Concurso de Novos – 1ª seleção – Sala do Barro

Universidade Vale do Acaraú/CE

Universidade Estácio de Sá/RJ

Universidade Federal de Goiás/GO

Faculdade Católica do Ceará/CE

18h – Tarcísio Almeida – Sala do Barro

18h30min – Kalil Nepomuceno – Sala do Fogo

19h – SiS Couture – Salão das Marés

19h30 – Tiana Moscoso – Sala do Barro

20h – João Pimenta – Sala do Fogo

20h30 – Thais Gusmão – Salão das Marés

21h – Walério Araújo – Sala do Fogo

Dia 28 de abril – Quarta-feira

09:30 Dragão Pensando Moda

14:00 Abertura Centro de Convenções

16h30min – Concurso de Novos – 2ª seleção – Sala do Barro

Fadesne/CE

Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG,

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio/ SP

Universidade Federal do Ceará/CE

18h – Melk Zda – Salão das Marés

18h30min – Cristiane Gomes – Sala do Barro

19h – Dona Florinda – Sala do Fogo

19h30 – Ronaldo Silvestre – Salão das Marés

20h – Gustavo Silvestre – Sala do Barro

21h – Lino Villaventura – Sala do Fogo

Deixe um comentário


Confira também