Categories: Poder

MotoGP 2026 em Goiânia: governo define data da etapa brasileira

Foto: Divulgação

O Governo de Goiás, em parceria com a MotoGP, anunciou, nesta quinta-feira (24/07), a data em o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna irá receber a temporada de 2026 da competição. De 20 e 22 de março de 2026, os principais pilotos e as motocicletas mais velozes do mundo estarão na capital, em um evento histórico para o esporte a motor brasileiro.

O governador Ronaldo Caiado destacou que Goiás será o único local de toda a América Latina a sediar uma etapa da competição. “Em março, teremos em Goiânia esse grande evento, tão aguardado por todo o país. Vamos receber milhares de pessoas apaixonadas pela MotoGP”, garantiu.

Caiado acompanhou de perto o andamento das obras do Autódromo. Desde janeiro, o local está passando por intervenções para receber a competição de motovelocidade.

Daniel Vilela vistoria obras do Autódromo de Goiânia

A última corrida da categoria em solo goiano foi disputada em 1989 e retorna após 37 anos, graças aos esforços do Governo de Goiás em adequar as instalações do autódromo para garantir o sucesso do evento. “Nosso autódromo está ficando uma maravilha”, enalteceu Caiado.

Caiado vistoria obras do Autódromo Internacional de Goiânia: “Vamos receber milhares de pessoas apaixonadas pela MotoGP” (Foto: Cristiano Borges)

Obras

As obras iniciaram nas áreas de escape do circuito, incluindo muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus, visando proporcionar segurança máxima aos pilotos. A camada asfáltica do circuito será totalmente trocada, enquanto a reta principal terá alargamento de cerca de um metro e as áreas de escape de caixas de brita também serão ampliadas.

Antes disso, ainda em janeiro, as obras nas áreas dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico foram iniciadas.

“Estamos utilizando materiais de maior durabilidade para competições”, ressaltou o arquiteto Carlos Wieck, da Motor Sport, responsável pelo projeto, ao detalhar o andamento da obra. “Já frisamos toda a pista para depois aplicar a camada do novo pavimento e já realizamos toda a terraplanagem para a implementação das caixas de brita”, concluiu.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, lembrou que a praça esportiva será homologada pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

“O autódromo de Goiânia poderá receber qualquer competição internacional, tanto de motos, quanto de carros”, explicou.

Já o gerente do autódromo, Roberto Boettcher, comentou que voltar a receber a competição internacional é um sonho realizado. “Estamos ganhando um novo autódromo. Tudo que é de melhor está sendo feito e será um dos melhores do mundo”, afirmou.

Impacto econômico

Um estudo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB) indica que a realização do evento vai movimentar a economia goiana em cerca de R$ 1 bilhão. A expectativa é que sejam gerados ao menos 4 mil empregos, além de aquecer toda a cadeia de negócios em torno da corrida, o chamado trade turístico.

A projeção aponta que o evento deve atrair mais de 150 mil pessoas, sendo 12% do exterior e 32% de outros estados, impactando principalmente os setores de transporte, hotelaria, comércio de produtos alimentícios e bebidas, e atividades de publicidade, televisão e cinematografia.

Revista Zelo

Share
Published by
Revista Zelo

Recent Posts

Giba ministra palestra em Goiânia sobre superação e trabalho em equipe

Ex-jogador é atração do meeting da FGR Incorporações, que apresenta o lançamento do condomínio Jardins…

15 horas ago

Morre Angela Ro Ro aos 75 anos

Cantora foi referência da música brasileira e voz pioneira na luta LGBTQIA+

19 horas ago

Projeção transforma fachada da Igreja do Rosário durante o Canto da Primavera em Pirenópolis

Espetáculo une tecnologia, cultura popular e memória histórica entre os dias 12 e 14 de…

23 horas ago

Congresso “Autismo Sem Fronteiras” retorna a Goiânia em 2026 com foco em ciência e inclusão

Segunda edição do evento amplia debates ao abordar também comorbidades associadas ao TEA

1 dia ago

Granado abre boutiques temporárias na Itália com pop-ups exclusivas nas lojas Rinascente

Marca brasileira participa da Milano Beauty Week e da Milano Fashion Week com ativações em…

3 dias ago

Museu Antropológico recebe exposição de Haydèe Sampaio sobre mulheres ribeirinhas

Mostra “Florescendo no Meio do Mundo” reúne memórias e narrativas do cotidiano feminino às margens…

3 dias ago