A Riachuelo, patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil e marca de moda oficial do time Brasil, apresentou nesta quarta-feira (18) os uniformes de viagem e da cerimônia de abertura que serão utilizados por todos os atletas brasileiros classificados para as Olimpíadas de Paris.
A marca trouxe sua essência fashion em um desfile protagonizado por atletas olímpicos para prestigiar o trabalho de todas as mulheres que ajudaram no processo criativo. Feitos por e para brasileiros, os uniformes exploram a fauna e a flora do país, e ilustram a força da biodiversidade brasileira. A cartela de cores das camisetas faz alusão à bandeira do Brasil, com as tonalidades de verde, azul e amarelo presentes em grande parte das peças. A modelagem foi pensada especialmente para proporcionar elegância, apostando em cortes finos e modernos, que valorizam os traços dos atletas.
Além disso, as peças ainda trazem referências de moda do país sede, como as listras breton e a saia midi rodada. As jaquetas jeans, por sua vez, foram bordadas, uma a uma, pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, cidade situada no semiárido do Rio Grande do Norte, que recebe o apoio do Instituto Riachuelo para fortalecer a economia local e a força feminina da região. O bordado, feito inteiramente à mão, reflete a habilidade e qualidade artesanal do país, diferenciando as peças de forma única.
Sustentabilidade e equidade de gênero
De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, esta será a Olimpíada mais sustentável da história, e a primeira a ter igualdade de gênero no número de atletas – 50% homens e 50% mulheres. E os uniformes do time Brasil, produzidos por uma equipe formada por mais de 60% de mulheres, refletem essas preocupações já enraizadas e tratadas dentro da Riachuelo.
A utilização do tecido reciclado e desfibrado na confecção dos uniformes, por exemplo, reforça a atuação da marca no território sustentável, apresentando a moda circular brasileira para o mundo. Assim, com todos seus processos sustentáveis, os uniformes também transportam a mensagem de valorização das riquezas naturais do Brasil e a de consciência acerca dos ciclos da indústria da moda.
“Para a produção dos uniformes, adotamos medidas que já executamos naturalmente em nossa cadeia produtiva, como a redução de até 70% de água nos processos de lavagem através do ozônio, somado ao uso de matérias-primas naturais para pigmentação, o uso de energia renovável e o uso do processo da desfibragem de tecido, reaproveitando resíduos têxteis da nossa própria fábrica para essas confecções”, comenta Cathyelle Schroeder, Diretora de Marketing e Comunicação da Riachuelo.
Para os uniformes de viagem, a Riachuelo e o COB partiram de uma inspiração: o sonho de viajar para uma Olimpíada. A partir disso, trouxeram as cores do país para peças de moletom, que são elegantes e confortáveis, perfeitas para o descanso no deslocamento até a capital da moda francesa.