Última semana para apreciar exposições do Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, encerra suas duas exposições temporárias em cartaz no dia 13 de janeiro de 2013. 26º Prêmio Design MCB, mostra aberta para visitação em 22 de novembro, revela os 38 trabalhos premiados e 57 finalistas da edição 2012 do mais renomado concurso do segmento no país. Madeira e móvel: um olhar sobre a coleção MCB, inaugurada em 13 de dezembro, associa elementos históricos, técnicos e criativos à transformação da madeira em mobiliário.
26º Prêmio Design MCB traz 100 trabalhos selecionados pelo júri nas categorias mobiliário, utensílios, iluminação, têxteis, equipamentos eletroeletrônicos, equipamentos de construção, equipamentos de transporte e trabalhos escritos, além de modalidades protótipo, categoria criada para valorizar projetos que ainda não estão sendo produzidos ou estão passando por aperfeiçoamento.
A mostra incorpora a linguagem proposta pelo cartaz vencedor desta edição e convida o público a experimentar alguns produtos expostos, sinalizados com a palavra USE, e a interagir com o espaço, com um grande painel de legendas destacáveis. São mostradas ainda as peças finalistas e o cartaz premiado no concurso que reuniu 792 inscrições.
Madeira e móvel: um olhar sobre a coleção MCB, com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), apresenta ao público uma seleção de peças do acervo do museu, que busca explorar as relações entre a madeira como matéria-prima e as soluções técnicas empregadas na produção desses exemplares do mobiliário brasileiro.
A exposição destaca elementos construtivos e decorativos em peças produzidas entre os séculos 18 e 21, além de ferramentas próprias para o ofício da madeira, moldes de encaixes e espécies de árvores utilizadas na confecção de móveis. A mostra ajuda a entender como os ofícios tradicionais da madeira continuam fazendo parte da produção contemporânea de mobiliário por meio de valores como originalidade, simplicidade e objetividade. Estes são perseguidos pela indústria e inspiram designers no desenvolvimento de seus trabalhos, incorporando conceitos, técnicas construtivas ou até mesmo de formas empregadas na construção de móveis e utensílios populares.

Deixe um comentário