Arquitetos, designers, empresários da construção civil e jornalistas reuniram-se nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em São Paulo, para a festa de lançamento da Fashion Week da Arquitetura e Construção.
Durante o evento, quem brilhou nessa passarela foi um dos ícones da arquitetura e do design contemporâneos: o arquiteto Patrik Schumacher, sócio de Zaha Hadid a primeira mulher a ganhar o Oscar da Arquitetura na história, o Prêmio Pritzker, e dona de um dos mais importantes escritórios de arquitetura do mundo.
Juntos há quase 20 anos, Patrik e Zaha já desenvolveram inúmeros trabalhos de projeção mundial. Entre eles, verdadeiras obras de arte como as Dancing Towers, em Dubai, que encantam pela mobilidade, pela transgressão e pelo brilhante trabalho arquitetônico.
Indo além dos limites do modernismo, eles são reconhecidos por seguir suas visões e intuições ao extremo. O Zaha Hadid Architects vem ganhando destaque não só na arquitetura mundial, mas também na moda, concretizando parcerias com grandes grifes como Chanel, Louis Vuitton, Swarovski e a brasileira Melissa.
Se é verdade que, no passado, moda era principalmente uma marca de distinção, hoje ela reflete aspectos individuais de nossas vidas, além de valores culturais e estéticos. Afinal, com as inovações tecnológicas da indústria brasileira, os fabricantes conseguem transformar em produtos as reais necessidades e expectativas dos consumidores, atendendo a todos os gostos e bolsos, destaca Antônio Carlos Kieling, presidente da ANFACER e da Expo Revestir.
Para Lauro Andrade Filho, diretor da Expo Revestir – a maior feira internacional de revestimentos da América Latina e a quarta maior do mundo e do Fórum, a relação entre moda, arquitetura e construção pode ser explicada com a seguinte analogia. Assim como as roupas vestem as pessoas, os revestimentos vestem nossas construções e, nesse contexto, a Revestir transformou-se na principal vitrine de soluções para arquitetos, designers de interiores, revendedores e construtores, afirma o diretor.