Pequenas notáveis

Elas são pequenas, mas o efeito que causam nos ambientes é enorme. As pastilhas, que há algum tempo eram pouco utilizadas e limitadas em opções, hoje são as queridinhas de arquitetos e decoradores, que usam e abusam das pequenas em banheiros, cozinhas e áreas gourmets e de lazer.
A arquiteta da loja especializada em acabamentos Bel Lar, Maristela Broilo, conta que as pastilhas caíram no gosto dos profissionais e clientes por serem coloridas, versáteis e de fácil aplicação. “As pastilhas trazem mais graça aos ambientes e as possibilidades de criação são ilimitadas. Isso porque você pode colocá-las como detalhe nas paredes, acima de pias e de cubas, como adornos em áreas gourmet ou levando charme e elegância para o lavabos, por exemplo”.
Existe no mercado uma infinidade de materiais, de cores, de tipos e de formatos de pastilhas, como em aço inox, de porcelana, de cerâmica, de vidro transparente e colorido fosco, com acréscimo de metais, purpurina, materiais de lâmpadas fluorescentes recicladas, osso de boi, casca de coco. É possível, ainda, criar desenhos estilizados, fazer mosaicos com figuras, usar mistura de cores e de textura e criar ambientes únicos e vibrantes.
As pastilhas podem ser usadas nas paredes e, também, nos pisos. Os principais cuidados no momento da aplicação são em relação aos rejuntes. Já para manutenção é recomendada a limpeza apenas com água e sabão neutro utilizando flanela, já que escovas e esfregõespodem provocar riscos.
Entre os tipos de pastilha mais solicitados estão os vidro, mármore e aço inox. Miranda destaca, ainda, que as principais novidades em relação a esse revestimento para os próximos anos são relevo e a mistura do aço, vidro, mármore, pedras e revestimentos antigos.

Deixe um comentário


Confira também