Mostrablack 2013

Vai até 9 de julho a Mostrablack 2013, realizada em São Paulo. Em sua terceira edição, o evento reúne instalações, obras de arte e design, em ambientes elaborados por profissionais de todo o país. Os cinco últimos andares de uma das torres anexas ao shopping JK Iguatemi foram escolhidos para receber 40 profissionais convidados, em 3.200m² de área total, com plantas diferentes em cada um dos cinco andares, inclusive um deles com pé direito de sete metros. Neste ano, a mostra tem parceria com a Dell Anno, que apresenta a mostra, Deca, Uniflex, WTorre, shopping JK Iguatemi, DDK Engenharia e Yasuda Seguros. Os ingressos custam R$ 100 e o funcionamento é de segunda a domingo e feriados, das 12 às 23 horas (bilheteria até às 22 horas).
  • Marcelo Brito e Pedro Potaris usaram revestimentos das paredes ao teto. Um deles com solução acústica, para novas construções, cujas paredes são mais finas (Foto: Divulgação)
Conceito
A maioria dos profissionais partiu das características do edifício para criar seus projetos, observando aspectos como tecnologia, arquitetura moderna e sustentabilidade com certificação Leed. O resultado são ambientes repletos das últimas novidades do mercado de decoração, peças de design clássicas e contemporâneas, misturas de materiais e obras de arte das principais galerias da cidade.
Na cobertura da torre fica o Bar do Terraço, com arquitetura e decoração de Jayme Bernardo, e os paisagismos de Gilberto Elkis e André Paoliello. O grande propósito foi criar ali um dos lugares mais agradáveis para admirar a vista da cidade e aproveitar o serviço do wine bar orquestrado pelo restaurante Terraço Itália.
Seguindo a filosofia e o conceito que emprega desde a sua primeira edição – onde Black é mais que decoração, arte e design: é qualidade de vida, cultura e bem-estar -, em 2013 a mostra apresenta um projeto que envolve tudo isso: a reunião de um grupo de profissionais (Gilberto Elkis, Guilherme Torres, João Armentano, Osvaldo Tenório, Roberto Migotto, e alguns designers, como Jader Almeida, José Marton, Guto Requena, Rodrigo Almeida e Zanini de Zanine) em uma ação em parceria com a Tito Bikes, onde 10 bicicletas foram por eles customizadas. As bicicletas serão leiloadas em caráter beneficente.
  • João Armentano traz obras de arte, design assinado e pé direito de 7 metros (Foto: Divulgação)
A visão e a ideia do evento, características que o ajudaram a conquistar o público e o mercado, permanecem as mesmas, mantendo a liberdade de criação para os profissionais, convidados por sua idealizadora Raquel Silveira e pelo curador Sergio Zobaran.
Profissionais
No 23º andar estão os ambientes de Camila Klein, Consuelo Jorge, Debora Aguiar, Eduardo Maximo, Fernanda ABS e Fred Benedetti, Fernanda Marques, Guilherme Torres e Ugo Di Pace. No ambiente de Consuelo Jorge, a inspiração foi na arquitetura líquida, ou arquitetura construtiva, com seus estudos sobre mutabilidade e interatividade. O teto, com instalação de gesso, faz um degradê em tons de verde. A intenção foi acompanhar a linha do horizonte proporcionada pela vista.
  • Consuelo Jorge – Biblioteca (Foto: Divulgação)
O 24º andar tem as assinaturas de Gustavo Motta, João Armentano, José Marton, Karina Afonso, Olegário de Sá e Gilberto Cioni, Renata Seripieri e Tatiana Kamogawa, Roberto Migotto. Migotto apostou no conceito do viver urbano, abusando dos tons de cinza e das peças decorativas que variam na paleta de cores do vinho ao rosa. Para o 25º andar foram selecionados Fabio Morozini, Fernando Piva, Maria Di Pace e Suite Arquitetos.
  • Roberto Migotto (Foto: Divulgação)
Já no 26º andar estão os projetos de Cândida Tabet, Christina Hamoui, Dado Castello Branco, Eduardo Maximo, Fabio Morozini, Marina Linhares, Marcelo Brito e Pedro Potaris, Osvaldo Tenório e Triplex arquitetura. Destaque para a Biblioteca, de Christina Hamoui, com sistema de automação que promove a catalogação dos 2.800 livros armazenados, e facilita a localização dos volumes por tema. E, por fim, no 27º andar estão André Paoliello, Gilberto Elkis e Jayme Bernardo.
  • Christina Hamoui (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário


Confira também