Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Mostra Ambientar 2010 se inspira no glamour do cinema

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

A Mostra Ambientar 2010, que reúne o talento e a criatividade de arquitetos, designers de interiores, paisagistas, artistas plásticos e estudantes, buscou na magia do cinema inspiração para a criação dos ambientes. Glamour, encanto, misto de emoções, elementos típicos do cinema estarão combinados à funcionalidade, estilo e bom gosto nos 43 ambientes da mostra que acontece entre 3 de setembro a 2 de outubro, na Central de Apartamentos Decorados Consciente/Bambui Empreendimentos.

“Os ambientes foram pensados por grandes profissionais para levar aos clientes tudo o que merecem. Com certeza, deixaremos todos encantados”, diz o diretor-presidente da Consciente Construtora, Ilézio Inácio Ferreira. Para ele, a Ambientar dará continuidade à sua proposta inicial, que é dar oportunidade aos jovens profissionais e despertar talentos. “Vale destacar o cunho social, já que mais de 20 instituições serão beneficiadas com alimentos arrecadados na bilheteria da Mostra”, completa Inácio.

Mais de 20 mil pessoas são esperadas para apreciar o conceito característico da Ambientar, que é de moradia urbana confortável, moderna e, principalmente, acessível, demonstrado em ambientes como apartamentos da Família Consciente e da Família Globalizada, Loft do Crítico de Cinema e Apartamento da Estilista, entre outros. Os visitantes ainda irão conferir a repaginação de dois apartamentos decorados de empreendimentos da Consciente, o La Musique e o Mirante, além de desfrutar de ótimas opções de gastronomia, shows musicais e mostra de filmes. “Como uma nova forma de conversar com o mercado, a Ambientar tem o objetivo de facilitar o acesso ao conforto para os nossos clientes”, explica o diretor da Bambuí Empreendimento, Joaquim Barbosa de Oliveira, para quem o evento também configura uma ótima oportunidade de negócios.

Aberta diariamente (exceto às segundas-feiras) das 15 às 21h, a Ambientar 2010 terá portaria informatizada (leitura digital). O diferencial é a tecnologia a serviço da segurança no evento e do controle de entrada e saída. Além disso, por meio desse sistema, o visitante fará, no final da visita, a votação pelo melhor ambiente, o que assegura que ele votará apenas uma vez, garantindo seriedade ao prêmio). O público escolherá o melhor ambiente da mostra. O expositor será premiado com o Troféu Ambientar 2010 e terá prioridade na escolha do espaço para o próximo ano. “Os ambientes estão sendo pensados por grandes profissionais para levar aos clientes tudo o que merecem. Com certeza, deixaremos todos encantados”, disse o diretor-presidente da Consciente Construtora, Ilézio Inácio Ferreira.

Caráter beneficente

Para ter acesso diário ao evento, os visitantes poderão optar por três formas de aquisição do ingresso: doação de 2 kg de alimentação não-perecível (exceto sal, açúcar e fubá) ou de uma lata de leite em pó ou, então, pagarão o ingresso no valor de 12 reais. Para obter uma credencial VIP, que permite múltiplas e ilimitadas entradas na mostra, os visitantes poderão doar 10 kg de alimento não-perecível ou cinco latas de leite em pó ou, então, pagar o valor de 50 reais.

Toda verba em dinheiro e os alimentos arrecadados serão destinados a instituições assistenciais. Desde a primeira edição, a Ambientar mantém esse caráter social do evento. Em 2009, a organização da mostra encaminhou doações para dez creches. Para esse ano, a meta é dobrar a abrangência, atingindo mais de 20 instituições.

Central recebe Ambientar 2010

Projetada pela arquiteta Camila Inácio, e inaugurada em 2009, a Central de Decorados da Consciente Construtora e Bambui Empreendimentos, localizada na esquina da Avenida T-9, com T-30, no Setor Bueno, em Goiânia, funciona como uma grande vitrine dos apartamentos em comercialização, oito no total. Segundo Joaquim Barbosa, a Central de Decorados é uma proposta conceitual, que facilita a escolha e decisão do comprador, além de ter se tornado uma ótima ferramenta de marketing. O showroom da construtora reúne ainda alguns setores relacionados ao atendimento dos clientes, definição de plantas e ações de pós-venda.

O grande diferencial obtido com a Central de Decorados é que o espaço funciona como um grande catálogo vivo, permitindo ao cliente visitar vários apartamentos decorados em um único local, verificar o tamanho real, a qualidade dos acabamentos utilizados e a sugestão de decoração feita pela construtora. Tudo isso com o conforto de um ambiente climatizado. Outra vantagem é a diminuição de perdas ocasionadas pelos decorados convencionais. “Antes, investíamos muito num ambiente que ficaria montado por pouco tempo ou em áreas de pouco acesso e pouca segurança”, lembra Ilézio Inácio.

Programação cultural vai além das obras de design e arquitetura

Montar uma vitrine de sonhos, com tudo que há de mais atual e interessante no mundo da arquitetura, design de interiores e paisagismo. Esse é o principal objetivo da Ambientar, mostra que já entrou para o calendário oficial de eventos de Goiânia. Porém, o evento idealizado pela Consciente Construtora e Bambui Empreendimentos, que acontece entre 3 de setembro e 2 de outubro, não se limita à exibição de móveis interessantes e ideias inovadoras para embelezar a casa ou escritório. Durante praticamente um mês, a Central de Decorados se transforma também num grande palco cultural, com apresentações musicais, discotecagem e, especialmente neste ano, com exibição de filmes diversos.

Organizada pelo produtor musical Fabrício Nobre, a agenda cultural da quarta edição da mostra vai seguir a proposta geral do evento, fazendo alusão ao cinema. A ideia é relacionar os diversos números musicais com produções cinematográficas nacionais e internacionais. Para isso, Nobre selecionou títulos que, de alguma forma, se relacionam com o som pensado para cada ocasião. Thelma e Louise, por exemplo, será exibido em conjunto com a apresentação de Cláudia Vieira, reconhecidamente um dos melhores talentos da música goiana. A proposta é destacar a imagem feminina, forte e decidida, presentes nas personagens e também na interpretação da cantora.

Segundo Fabrício, que já participou da Ambientar em anos anteriores, agregar ações culturais a um projeto essencialmente comercial, torna a experiência ainda mais interessante. “Vamos provar que decoração, arte, vídeo e música podem caminhar juntos”, conta. A agenda para este ano inclui uma miscelânea de ritmos e gêneros da sétima arte, tudo para agradar visitantes de perfis variados que, certamente, devem passar pelo local. “Teremos blues, samba e show de rock alternativo, da mesma forma que pensamos em filmes que vão do faroeste ao drama”, explica o produtor.

Todos os ritmos – Sucesso do cinema nacional, a produção A Grande Família, de Maurício Farias, será exibida no mesmo dia da apresentação de Lafayette & Os Tremendões, que aparecem com destaque na trilha do filme, interpretando regravações como “Como é Bom Saber” e “Eu e Você”. Bailão jovem-guarda para agradar a toda as idades, o grupo é formado pelo tecladista-ícone da jovem guarda, intérprete de belíssimos solos nos discos de Roberto, Erasmo e Wanderléa e um time de jovens talentos do rock carioca, que vem agitando as badaladas noites cariocas, participando de festivais em todo o Brasil e injetando sangue novo na cena musical brasileira, revitalizando a jovem guarda.

Como o samba não poderia ficar de fora da extensa programação, também estará representado tanto na música quanto na telona. O ritmo dita a apresentação de Grace Carvalho, declaradamente apaixonada por samba raiz e choro, que traz clássicos do gênero para o palco montado na Mostra.

Simultaneamente, o público poderá descobrir um pouco mais sobre um dos maiores intérpretes da música popular brasileira, ao assistir a produção Meu Tempo é Hoje, o aplaudidíssimo documentário dirigido por Izabel Jaguaribe, que flagra Paulo César Baptista Faria, o Paulinho da Viola, em seu cotidiano de sabedoria, marcenaria, algum choro e, claro, muito samba.

Quem é fã um som mais pesado e produções de cinema alternativas poderá curtir discotecagem Miranda, além de mostra com os melhores filmes do Festival Trash, festival de filmes independentes, cuja quinta edição foi realizada em Goiânia em abril passado. Na ocasião, será realizado o lançamento do XVI Goiânia Noise Festival, promovido pela produtora goiana Monstro Discos, que reúne bandas de rock vindas de outras regiões do Brasil e do mundo e é, reconhecidamente, um dos maiores eventos do gênero no Brasil.

Para retratar o caráter genuinamente goiano da Ambientar, a organização separou ainda produções exibidas no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica, um dos mais significativos projetos culturais do Estado, desenvolvido por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel), com o respaldo de valiosas parcerias. O cantor e compositor Juraildes daCruz, conhecido pelo estilo único das músicas em forma de cantigas, é quem deve balançar o público da Mostra, com seu som característico, influenciado pro grandes nomes como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

A banda The Dead Rocks, referência da surf-music nacional, tocará trilha com clássicos do faroeste no mesmo dia em que um marco do gênero no cinema, o filme The Good, the bad and the ugly, de Sérgio Leone, será exibido ao público presente. Da mesma forma, a banda Pedra 70, criada em 2003 com a proposta de recriar e reviver o melhor do rock nacional dos anos 70, estará presente para fazer barulho na noite de exibição de Loki, documentário sobre o músico Arnaldo Baptista, dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, aplaudido de pé, por cinco minutos ininterruptos, em sua primeira exibição na 32ª edição da Mostra de Cinema de SP, em 2008.

O gaitista Flávio Guimarães, cantor e pioneiro do blues no Brasil, e a banda Abluesados trazem para a Ambientar o ritmo que marca a exibição de The Blues, de Martin Scorcese, uma série de filmes impressionistas, dirigidos por alguns realizadores de destaque do cinema mundial. Com 20 anos de carreira, três álbuns solo e mais nove com o Blues Etílicos, Flávio Guimarães é um dos maiores expoentes da gaita no Brasil. A banda Abluesados, por sua vez, está no circuito musical desde janeiro de 2000 e foi formada com o intuito de divulgar o gênero em sua porção mais raiz.

Segundo Fabrício Nobre, a intenção é fazer com que a Ambientar 2010 torne-se um point cultural da capital goiana. “Tudo o que teremos aqui pode ser resumido numa única palavra: arte”, diz ele. Além de shows de artistas goianos e nacionais, e da exibição de películas em ambientes projetados especialmente para essa função, a mostra contará com atrativos gastronômicos e baladas que prometem invadir a madrugada, com discotecagens de Marcelle Vaz, Maurício Mota e Pablo Kossa. “Apreciação de ambientes decorados combina muito com apreciação de uma boa música”, finaliza.