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Mãos que valem ouro é tema da 41ª edição do SPFW

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41ª edição do SPFW

A 41ª edição do São Paulo Fashion Week acontece entre os dias 25 e 29 de abril de 2016, no Parque do Ibirapuera – Pavilhão da Fundação Bienal, com novos segmentos se associando à moda e celebrando a chegada de novas marcas ao calendário, do beachwear à moda masculina.

Na temporada em que o evento assume sua crença na independência da moda em relação às estações do ano, estão previstas as estreias de A.Brand, À La Garçonne, Amir Slama, Cotton Project, Murilo Lomas e Vix. A marca capixaba Amabilis, selecionada no projeto Top Five, realizado pelo IN-MOD em parceria com o SEBRAE também desfilará nesta edição. Com o tema “Mãos que valem ouro”, o SPFW celebra a capacidade humana de se repensar, de colocar a mão na massa, se reinventar e recomeçar.

Em meio a discussões globais sobre velocidade, universalidade e imediatismo das informações, resultado direto das novas mídias e tecnologias disponíveis, o SPFW sai mais uma vez na frente, como primeira semana de moda do mundo a anunciar o alinhamento de seu calendário com a chegada dos lançamentos ao varejo a partir de 2017. “Vivemos um período de intensas transformações. Somos todos protagonistas de um novo ciclo que se inicia. Mais do que nunca temos a oportunidade de potencializar e compartilhar verdades, essências, experiências,” afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.

“Há 21 anos o que nos uniu nessa crença numa plataforma de comunicação tendo a moda como elemento propulsor foi a possibilidade de fazer a diferença e materializar transformações a partir de temas, ações e discussões propostos a cada edição. O território da moda permite essa imersão e provocação, e faz parte da nossa alma. Neste sentido sempre trouxemos questões pioneiras e desafiadoras”, completa Paulo.

O SPFW foi a primeira semana de moda do mundo a transmitir os desfiles ao vivo pela Internet e acreditar na força das redes. A primeira semana de moda Carbon Free do mundo e primeira a abordar o tema do consumo consciente. É a única a impor uma idade mínima para desfilar no evento como forma de preservar a saúde das modelos e a fomentar a diversidade étnico-racial nas passarelas. Foi ainda parceiro de campanhas institucionais nas áreas de saúde, cidadania, meio ambiente e inclusão social. Há dois anos iniciou uma parceria com a ArteSol – Artesanato Solidário, reforçando ainda mais a sua crença no valor da cultura brasileira e do patrimônio imaterial dos saberes e fazeres tradicionais dos artesãos brasileiros.

Agora, com a discussão global sobre a necessidade de adequação do calendário de moda à realidade atual do consumidor cada vez mais ligado às redes sociais e do mercado, o SPFW torna-se a primeira semana de moda a oficializar essa mudança, aproximando o desfile do varejo e não usando mais a nomenclatura das estações. Daí a escolha por identificar a edição pelo número, SPFW N41 em abril de 2016, desaparece da comunicação oficial do evento o uso de “verão” ou “inverno”. 

Reconhecido como um espaço de criação, sempre aberto a novas possibilidades, o evento consolidou-se como uma plataforma para que diversas marcas convivam e participem deste ambiente de inovação. Esse posicionamento claro do SPFW demonstra seu comprometimento com a evolução e fortalecimento do mercado como um todo e tem atraído novos segmentos e parceiros que compartilham desta mesma visão e que garantem uma contínua renovação do evento. SPFW N41 contará com 19 patrocinadores, além de parceiros institucionais e apoiadores.

“Mãos que valem ouro”
O tema desta edição discute a riqueza do fazer que materializa sonhos e ideias. “O ouro faz alusão a tudo que é precioso e valioso. E o nosso fazer é precioso. Estamos em um momento único no país, onde há muitas dúvidas. É hora de olhar para o futuro, colocar a mão na massa e fazer acontecer”, comenta Paulo Borges.

Logo na entrada do evento, o público é recebido por uma instalação que remete diretamente ao tema do evento com a exposição de trabalhos artesanais de diversas regiões do país, com curadoria e direção artística da Artesol.

A moda se alinha a movimentos de inovação e criatividade, próprios de início de século, aguçando sentidos e libertando para experimentar o novo. As transformações que desejamos são feitas por aqueles que colocam “a mão na massa”. Se a criatividade nos diferencia, nossas mãos valem ouro. Ouro que está na nossa formação, em nossa capacidade de transmutar e brilhar. SPFW N41 destaca o valor das mãos, dos processos criativos e da resiliência impressa em nossa vocação cultural.

Mãos que tecem bordam rendam trançam esculpem modelam
Mãos que amassam criam expressam transformam compartilham
Mãos que valem ouro 

Confira o calendário de desfiles:

25 – SEGUNDA-FEIRA 
Lilly Sarti 17h00
Uma Raquel Davidowicz 18h00
Amabilis – Projeto Top 5 19h00
Apartamento 03 20h00
Ronaldo Fraga 21h00

26 – TERÇA-FEIRA 
Paula Raia 10h00
Osklen 11h30
Vix 12h30
Lolitta 15h00
Adriana Degreas 16h00
A. Brand 17h00
Juliana Jabour 19h00
PatBo 20h00
Karl Lagerfeld for Riachuelo 21h00

27 – QUARTA-FEIRA 
Vitorino Campos 10h00
Reinaldo Lourenço 12h00
Isabela Capeto 15h00
Iódice 16h00
Lenny Niemeyer 17h00
A La Garçonne 18h00
Samuel Cirnansck 19h00
Triya 20h00
Ellus 2nd Floor 21h00

28 – QUINTA-FEIRA
Patricia Viera 10h00
Gloria Coelho 11h30
Água de Coco por Liana Thomaz 15h30
João Pimenta 17h00
Salinas 18h00
Murilo Lomas 19h00
Amir Slama 20h00
Helo Rocha 21h00

29 – SEXTA-FEIRA
Lino Villaventura 11h00
Wagner Kallieno 15h00
GIG Couture 16h30
Ratier 17h30
Cotton Project 18h30
Ellus 20h00