Iluminação de bom gosto

Há muito tempo cozinhar deixou de ser uma atividade meramente funcional para virar uma arte, propiciando momentos de prazer e descontração. Sendo assim, aumenta cada vez mais a necessidade dos chefs de cozinha, sejam eles amadores ou profissionais, de trabalharem em um local agradável. Baseado nisso, novos projetos luminotécnicos foram incorporados a este ambiente, com o intuito de deixá-lo cada vez mais moderno e prático.

As opções variam desde o uso de produtos para iluminação geral, até dispositivos instalados em armários, prateleiras e pontos específicos da área de trabalho. Atualmente, uma alternativa vantajosa é a utilização dos LEDs (diodos emissores de luz), capazes de gerar diversos benefícios. Confira abaixo algumas dessas vantagens e, também, as últimas novidades baseadas nessa tecnologia para a geração de luz na cozinha:

Flexibilidade

Pequenos espaços, onde até então não cabiam fontes de luz tradicionais, como as fluorescentes compactas, agora já não precisam mais ficar na escuridão. Produtos com tecnologia de LED são capazes de levar iluminação a praticamente qualquer lugar como, por exemplo, frestas embaixo de prateleiras ou armários. Uma boa opção para estes locais de difícil acesso são os módulos de LED da família LINEARlight, semelhantes a uma fita e úteis por serem extremamente finos e flexíveis, com um ótimo potencial de iluminação.

Outra dica é a luminária LEDstixx, composta por quatro pontos de luz equipados com LEDs de última geração. Esse produto consegue iluminar com muita classe e estilo, combinando com a decoração característica do local. Seu bastão de luz pode ser alinhado à base tanto na horizontal quanto na vertical, o que comprova a sua versatilidade, mantendo a estética elegante das cozinhas modernas.

Índice de reprodução de cores (IRC)

Quando se trabalha com alimentos, uma iluminação com alto índice de reprodução de cores é essencial, já que a aparência do que irá ser consumido tem importância redobrada, pois é responsável por gerar desejo e prevenir a ingestão de itens estragados. Todos os produtos que se utilizam da tecnologia dos LEDs possuem ótimo IRC e, por isso, são ótimas opções para iluminar ambientes onde se manipula ou consome alimentos.

Design e decoração

Em um local onde as pessoas passam tanto tempo com o objetivo de ter bons momentos, é fundamental que o aspecto visual do ambiente esteja condizente com o gosto das pessoas presentes. Para isso, o design dos objetos e móveis precisa estar alinhado de forma adequada a preferência dos cozinheiros e seus convidados. As fitas para decoração LEDs Deco Flex oferecem modernidade e diversidade aos usuários. Com dispositivo de controle remoto, a luminária da Osram gera 16 cores diferentes, além do branco, que podem ser trocadas a qualquer momento. Desse modo, é possível, entre outras ideias, adequar a luz ao tema do prato a ser servido ou a gosto do freguês.

Outro produto que oferece uma ótima estética ao ambiente é a QODTM, luminária decorativa indicada para diferentes aplicações, desde armários e estantes de livros, até espaços apertados. Com apenas 8 mm de altura, a luminária, conta com a tecnologia dos LEDs, oferecendo 16 pontos de luz alinhados em um design moderno.

Quantidade de luz

Para a realização de qualquer tarefa há uma quantidade ideal de luz que deve estar à disposição de quem irá realizá-la. Na cozinha, isso é ainda mais importante, pois sombras e reflexos podem causar acidentes com os instrumentos de trabalho. Nessa perspectiva, uma boa forma de se deixar o ambiente claro é a utilização da linha de luminárias DRAGONPOINT®, que, além de práticas, possuem toda a eficácia luminotécnica dos diodos emissores de luz. Desde modo, é possível criar uma bancada bem iluminada para que os chefs possam executar suas atividades.

Emissão de calor

Geralmente, o ambiente onde se cozinha já é quente por conta de equipamentos como forno e fogão. Por isso, lâmpadas que não emitem muito calor, como as que contam com a tecnologia de LEDs, tornam-se uma boa opção para não dificultar ainda mais a vida do cozinheiro. Um bom exemplo que pode ser instalado na cozinha é o da PARATHOM® CLASSIC A 8W, que pode substituir lâmpadas incandescentes de até 40W com a mesma eficiência, mas emitindo menos calor no ambiente.

Consumo de energia

Entre as luminárias da família LEDVANCE® está o modelo Downlight M, que é ótima opção para quem quer economizar energia e ter um ambiente bem iluminado. A solução tem potência de 13,5W, e o módulo proporciona economia de mais de 70% de energia quando em comparação às halógenas de 50W.

Deixe um comentário