Bienal Internacional de Arquitetura acontece de 31 de outubro a 6 de dezembro, no Prédio da Bienal Parque Ibirapuera em São Paulo, sob a temática ECOS URBANOS, alusão direta sobre as grandes transformações dos centros urbanos e metropolitanos que sediam eventos de porte internacional, como a Copa do Mundo de Futebol.
Com o tema Ecos Urbanos, a Bienal discutirá a qualificação de áreas degradadas em centros urbanos a partir de megaeventos e usará a Copa de 2014 como pano de fundo. ECOS, a sigla de Espacialidade, Conectividade, Originalidade e Sustentabilidade definem os quatro eixos que norteiam o conceito dessas mudanças, como explica a Arq. Rosana Ferrari, Presidente Executiva da 8ª. BIA e Presidente do IAB/SP. Ao seu lado neste projeto estão os arquitetos Demetre Anastassakis, como Diretor Executivo e Bruno Padovano, como Curador Cultural.
Em 28 mil m², renomados arquitetos brasileiros e internacionais irão expor seus trabalhos valorizando o conteúdo coletivo da produção intelectual, artística e técnica na busca de um futuro sustentável para as cidades e para o planeta. Já estão confirmados projetos internacionais da Argentina, Alemanha, França, Holanda, Hong Kong, Itália e Portugal.
Além disso, a 8ª. BIA propõe repensar as formas de planejar e projetar espaços de uso humano, diminuindo os impactos negativos no meio ambiente e promovendo uma sociedade saudável. Uma das novidades dessa edição é a participação de notórios arquitetos, nacionais e internacionais, que irão discutir as benfeitorias e o impacto de megaconstruções nas cidades que recebem eventos de âmbito internacional, como Jogos Olímpicos, Copas do Mundo e Expos Internacionais.
Pela primeira vez a Bienal é organizada por uma empresa terceirizada, a Apó Soluções, que é responsável pela viabilização do evento. A realização é do IAB/SP (Institutos de Arquitetos do Brasil).
Com foco na qualificação de áreas degradadas em centros urbanos a partir de megaeventos, a 8ª. BIA colocará a Copa de 2014 como pano de fundo e abrirá espaço para discussões que visam a melhoria da qualidade de vida dessas metrópoles.
Os megaeventos, como uma copa do mundo, por exemplo, geram oportunidade de acelerar o crescimento e desenvolvimento das cidades-sede, dão visibilidade internacional ao país, estimulam novos empreendimentos e movimentam a economia, além de implicarem em grandes obras, impulsiona melhoria da infraestrutura e dos transportes urbanos, deixando um legado ás comunidades locais e á população.
A escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 abre um debate muito mais amplo que o esportivo, e traz ao cidadão outras importantes benfeitorias, que vão do planejamento urbano, transportes, logística, comunicação, até a arquitetura de novos edifícios, iluminação, mobiliário, interiores e paisagismo de espaços públicos, resultando na construção de uma nova infraestrutura urbana e metropolitana.
Atualmente, o país organiza a Copa do Mundo de 2014 e é candidato, através da cidade do Rio de Janeiro, a receber os Jogos Olímpicos de 2016.
Bienal Responsável
O programa de Sustentabilidade da 8ª BIA não se resume a projetos, pela primeira vez a Bienal Internacional de Arquitetura utilizará todos os recursos disponíveis para causar o menor impacto ambiental possível. O evento terá como linha mestra a Educação Ambiental e a Responsabilidade Social, através da inclusão social de pessoas com deficiência e geração de emprego e renda para a população local, além da utilização de materiais sustentáveis em suas instalações.
Desenvolvimento sustentável é um conceito promissor e no âmbito da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura, o tema da Sustentabilidade abrangerá, desde a análise e planejamento do projeto até sua execução.
A produção de eventos desse porte cooperam com as demandas inerentes às questões do meio ambiente na medida em que reúnem em um só lugar toda a cadeia produtiva, gerando negócios e empregos.
Todo o material utilizado na montagem dos espaços está sendo pensado para minimizar impactos ambientais. Na desmontagem do evento, os materiais serão adequadamente recolhidos, num processo específico de gestão de resíduos com inclusão social, para ser reaproveitado e reciclado.
8ª. Bienal Internacional de Arquitetura
Data: 31 de outubro a 6 de dezembro de 2009
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo Fundação Bienal Parque do Ibirapuera
Público estimado: 200 mil visitantes
Credenciamento de imprensa: pelo site da BIA
Realização: IAB/SP