Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Guarda-chuvas descartados viram roupas em vídeo-manifesto no Brasil Eco Fashion Week

Denominado "Água", manifesto será lançado dentro da programação do evento que acontece de 18 a 22 de novembro, totalmente online
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Diante da impossibilidade de promover a edição 2020 do Trama Afetiva, um dos principais eventos do país direcionados a discussão de propostas de criação e design a partir de resíduos descartados pela indústria têxtil. Jackson Araujo, diretor criativo da plataforma, em parceria colaborativa com a biodesigner Itiana Pasetti, o costureiro Jorge Feitosa e a estilista e pesquisadora de moda Thais Losso produziu o vídeo-manifesto “Água”. A obra materializa, através de 10 vestíveis, confeccionados com nylon de guarda-chuvas obtidos pelo coletivo de catadores de resíduos sólidos da Unidade de Triagem do Campo Da Tuca, de Porto Alegre (RS), questionamentos sobre cuidados com o meio ambiente, ressignificação de matéria-prima e fortalecimento do trabalho coletivo. As peças foram confeccionadas com aproveitamento total da matéria-prima coletada, ou seja, com resíduo zero.

“Convidamos a Revoada, plataforma gaúcha de soluções criativas em sustentabilidade, que mantém a mais completa nailonteca construída a partir da recuperação e higienização de guarda-chuvas, para essa colaboração onde propomos soluções criativas inéditas para o reaproveitamento da matéria-prima”, explica Luca Predabon, diretora de conteúdo da Trama Afetiva.

O resultado é uma série de vestíveis inspirada na ideia de busca de água no espaço como um lugar de autoconhecimento, reflexão e cuidado com a vida e com a natureza. “Água já era uma das pautas presentes no Trama Afetiva. Água é o novo petróleo, o elemento onde a vida surgiu e é o que move as novas buscas espaciais. É por causa da água que existe o guarda-chuva. Água é vida”, conceitua Jackson Araujo, para reforçar que a performance virtual busca posicionar a Trama Afetiva como um movimento de pessoas que se conectam e usam a moda como ferramenta de transformação socioambiental.

Sustentabilidade e inclusão

O projeto contou com as participações da artista e mestra em poéticas visuais Patrícia Araujo e da artista e bailarina Clarice Lima, que assina a direção de movimento e a coreografia. Também em cena, o ator negro Leo de Paula, performer e pesquisador sobre os aspectos do corpo gordo e as suas vertentes; Leonor Mesel, arquiteta negra, 60+, designer de objetos de decoração em tecidos africanos; Renata Bastos, atriz trans, performer e comunicadora de moda e Belly Palma, gestora do programa de Moda Inclusiva da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência e consultora de Negócios Inclusivos. “Com esse casting diverso e inclusivo, queremos fortalecer a ideia de que a moda não é mais sobre roupas, mas sobre pessoas”, acrescenta Jackson Araujo.

A Trama Afetiva é uma plataforma de convergência e pesquisa de estudos em design sobre inovação para resíduos da indústria têxtil e ambiente, que propõe um diálogo entre pensadores, artistas, ativistas, cientistas, empresários, marcas e sociedade civil para a construção de uma indústria inclusiva, diversa, sustentável, criativa, lucrativa, transparente e comprometida 100% com o meio ambiente.

“Devido à pandemia, optamos por realizar o festival Trama Afetiva no seu formato presencial somente em 2021, quando teremos condições de executá-lo nos moldes anteriores com lançamento de edital, seleção de participantes e curadoria através de profissionais qualificados. Esse vídeo performance, devido a atual situação, reforça nossos objetivos e comprometimento com a continuidade e viabilidade do projeto”, finaliza Jackson Araujo.

O vídeo-manifesto “Água” será lançado através de live dentro da programação do Brasil Eco fashion Week, no próximo dia 21 de novembro, às 18h10. Logo após essa primeira transmissão online, no mesmo dia, a performance poderá ser conferida, às 19h30, pelo IGTV do perfil @trama_afetiva no Instagram.

(Foto: Patricia Araujo e Bruna Blazquez)
(Foto: Patricia Araujo e Bruna Blazquez)
(Foto: Patricia Araujo e Bruna Blazquez)