Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Feicon Batimat E Expolux abrem as portas em clima de forte otimismo

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Dirigentes e empresários garantem que os setores da construção e iluminação estão em “êxtase” e preveem negócios da ordem de R$ 481,8 milhões, cerca de 10% a mais do que na edição anterior

O clima é muito otimista entre os empresários e líderes dos setores que apoiam a Feicon Batimat 2010 (18ª. Feira Internacional da Indústria da Construção) e a Expolux (12ª. Feira Internacional da Indústria da Iluminação), reunidas na Semana Internacional da Indústria da Construção e Iluminação de São Paulo, que ocorre de 6 a 10 de abril de 2010, das 10h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo,

Toda a cadeia que integra a atividade econômica da construção chega ao evento com firme perspectiva de ampliar negócios e espaço no mercado. Para Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora da SEMANA, “o sucesso absoluto da Feicon Batimat E Expolux é uma realidade”, ao mesmo tempo em que atribui parte desse êxito à parceria mantida com as entidades do setor. Jair Saponari, Diretor de Feiras da empresa, lembra que a área de 85 mil metros quadrados destinada aos expositores já estava completamente vendida há seis meses, o que permite afirmar, segundo ele, que essa será uma edição histórica.

Todo esse clima de euforia estará à mostra nos 2.500 produtos que serão apresentados na Feira para um público qualificado de 172 mil visitantes, formado em sua maioria por arquitetos, engenheiros, construtores, lojistas, representantes de home centers e compradores do exterior, além do consumidor final.

Para Cláudio Conz, presidente da ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) – segmento que espera crescer 10% em 2010 – a retomada no ritmo das vendas gera ânimo extra na Feira. Mas, segundo ele, não acontece apenas por conta do programa habitacional do governo, que reserva investimentos recordes em moradia e linhas de financiamento, mas também por conta de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas e, sobretudo, pelo cotidiano do mercado que se ocupa do fato de 57 milhões de moradias hoje no Brasil se encontrarem carentes de reforma ou ampliação.

“Um Feira mais iluminada e mais bonita” é o que antecipa o presidente da ABILUX (Associação Brasileira da Indústria da Iluminação), Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, sob o entusiasmo dos contatos que fará com compradores, em particular do exterior, e a maior exposição da imagem do setor na Feira, no ano que a entidade comemora 25 anos.

Na esteira de tecnologias alternativas, o vice-presidente da ABMACO (Associação Brasileira de Materiais Compósitos), Fenelon Chaves dos Santos, ressalta a importância da FEICON como vitrine para a propagar novas aplicações e versões de matéria-prima.

Para Dilson Ferreira, presidente-executivo da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) a Feira “é o evento oficial da construção civil e vem apresentando progressos em sua estrutura, especialmente no que se refere ao maior rigor com a qualidade e seleção dos expositores”.

Denis Perez Martins, presidente do SIAMFESP (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo) destaca a característica de propagar negócios da Feira, incluindo o Projeto Comprador em conjunto com a APEX que, na edição deste ano, ampliará contatos com o visitante internacional.

Melvyn Fox, presidente da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) acentua que “a FEICON acontece na hora mais propícia possível” e comemora a maior profissionalização e menor burocratização do setor.
Reinaldo Pedro Correa, presidente do SINCOMAVI (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo) diz que a Feira não é só venda, mas também relacionamento”.

O reflexo sobre o emprego é destacado por Eduardo Zaidan, diretor de economia do SINDUSCON-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), que confia no reflexo dos negócios sobre a maior demanda por mão-de-obra.

A Semana Internacional da Indústria da Construção e Iluminação de São Paulo abre suas atividades com 729 expositores, de 29 diferentes países, ao mesmo tempo em que a reserva de espaço para a próxima edição já começa a ser feita. Jair Saponari, Diretor de Feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado, atribui o maior interesse do expositor “ao momento favorável do setor da construção civil, mas destaca principalmente o alto nível técnico das empresas nacionais e do exterior e o conjunto de novos lançamentos, que se traduz em referência anual para todo o mercado”.

Rodada Internacional de Negócios

O SIAMFESP (Sindicato das Indústrias de Artefatos de Metais não Ferrosos no Estado de São Paulo) promove na FEICON BATIMAT o II Projeto Comprador, em parceria com APEX-Brasil e a Reed Exhibitions Alcantara Machado. A iniciativa promete gerar grandes negócios às empresas de fechaduras e metais sanitários. A Rodada Internacional de Negócios, no primeiro dia do evento, reunirá 25 empresas brasileiras do setor de não ferrosos e compradores de países como Angola, Chile, Emirados Árabes e Panamá para manter negociações dentro do Projeto. Já nos dois dias seguintes, os compradores farão visitas técnicas a essas indústrias. O setor é responsável por cerca de 1% do PIB e emprega um contingente próximo a 120 mil trabalhadores. Além da retomada das exportações, o crescimento da demanda interna, motivado pelos projetos dos estádios para a Copa e as Olimpíadas, também gera expectativas otimistas no setor.

Apoio Institucional

A Semana Internacional da Indústria da Construção e Iluminação de São Paulo é a maior feira de negócios da América Latina e o terceiro no mundo e conta com apoio das principais e mais representativas entidades do setor: ABILUX (Associação Brasileira da Indústria da Iluminação), ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), ABMACO (Associação Brasileira de Materiais Compósitos), ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), AFEAÇO (Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Aço), AMESSP (Associação de Metais Sanitários de São Paulo), ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SIAMFESP (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), SINCOMAVI (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo), SINDILUX (Sindicato das Indústrias de Lâmpadas, Aparelhos Elétricos e Iluminação do Estado de São Paulo), SINDUCON-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Mais informações:
FEICON BATIMAT / EXPOLUX
Data: 6 a 10 de abril de 2010 / Horário: 10h às 19h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo
www.feicon.com.br e www.expolux.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Data: 6 a 9 de abril de 2010
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Holiday Inn Parque Anhembi (Sala Kiró) e Palácio das Convenções do Anhembi (Auditório Elis Regina). Endereços: Rua Prof. Milton Rodrigues, 100 – Santana | São Paulo/SP, e Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana | São Paulo/SP, respectivamente.
Inscrições: feicon.inscricao@reedalcantara.com.br
Contato: (11) 3717-0737