Adan Neto
A New York Fashion Week teve seu encerramento nesta segunda-feira (11). O evento, conhecido por revelar talentos emergentes da moda, estabelece um diálogo entre inovação e criação. Durante a semana de moda, a cidade se torna um polo estratégico para os adeptos do streetwear.
Os desfiles ocorrem em locais que combinam arte, arquitetura e urbanismo. As coleções de Outono/Inverno 2025 apresentam novidades e destacam as principais tendências da temporada. Para quem gosta de moda e gosta de ficar por dentro do que está em alta, selecionamos os principais destaques da NYFW. Confira:
Texturas

O básico é uma aposta segura para quem busca conforto, estilo e casualidade. A temporada apresenta peças versáteis que podem ser adaptadas aos diversos estilos. A textura, aplicadas em casacos, vestidos, detalhes, acessórios, ou, até mesmo, em peças únicas torna-se um diferencial no visual.
Pelúcia, couro, brilho, escamas, lantejoulas, rendas e tecelagem adicionam sofisticação e personalidade ao visual. Para quem deseja ousar, a mistura de diferentes texturas foi uma aposta forte de marcas como Calvin Klein, Coach e Tory Burch.
Risca de giz

Os ternos de alfaiataria, presentes nas passarelas de Calvin Klein e Carolina Herrera, trouxeram de volta a risca-de-giz, uma estampa clássica, democrática, descontraída e que pode ser utilizada em diferentes propostas de estilo, desde o formal ao streetwear, combinando com miniblusas e acessórios despojados.
Florido

O romantismo das flores foi um dos destaques desta edição. Carolina Herrera liderou a tendência, trazendo estampas florais marcantes em casacos, saias e vestidos, com tons vibrantes de vermelho, pink, azul celeste e amarelo-manteiga. Tory Burch também investiu na estética floral, explorando um estilo romântico e vintage.
As flores, que vêm ganhando espaço nas últimas temporadas, foram apresentadas de formas inovadoras, indo além das estampas tradicionais para versões tridimensionais, aplicações e modelagens inspiradas no formato de pétalas.
Luvas

As coleções de Inverno costumam apresentar itens que não somente adicionam estilo aos looks, mas também funcionalidade às temperaturas amenas da estação. Mas no caso das luvas, a proposta combina as duas questões: estilo e conforto. Estendidas até o cotovelo, ou rentes ao pulso, o acessório foi abordado por Michael Kors e Carolina Herrera durante a Fashion Week.
Pelúcia

Dentro da tendência das texturas, a pelúcia teve um papel de destaque. Marcas como Coach, Michael Kors, TWP Clothing e Tory Burch apresentaram o material de forma criativa, em detalhes como pingentes para bolsas, golas de casacos, sapatos estilo pantufa e chaveiros de ursos.
Apesar da associação com um estilo mais lúdico e infantil, as marcas mostraram que a pelúcia pode ser usada de maneira sofisticada, equilibrando o elemento com propostas mais sóbrias e modernas.
Óculos diferentes

Os óculos apresentados na NYFW mostraram que funcionalidade e estilo podem andar juntos. Coach apostou em modelos maxi, com formatos arredondados e imponentes, enquanto Thom Browne trouxe versões coloridas e arredondadas, contrastando com os acessórios maximalistas de sua coleção.
A temporada de Outono/Inverno 2025 reafirma a moda como expressão de criatividade e reinvenção. Com tantas tendências marcantes, o estilo da estação promete ser diverso e cheio de personalidade.