Conforto e sofisticação

Ana Paula Pascoal e Marco Machado estreiam em grande estilo na Casa

Carol Magalhães

Le Corbusier, Mies Van Der Rohe, Walter Gropius e Frank Lloyd Wright. Esses são alguns dos ícones da arquitetura modernista que servem de inspiração para Ana Paula Pascoal e Marco Machado, responsáveis pelo ambiente mais votado entre os visitantes da última edição da Casa Cor Goiás, segundo pesquisa informal realizada pelos organizadores da mostra: o Quarto e Banho do Jovem Casal.

A composição minimalista chamou atenção por ser um espaço com identidade própria. O projeto, que ocupou 29 m2, exprimiu integração, leveza e amplidão, características conquistadas por meio de vidros e espelhos reaproveitados. Já as cores cinza, bege e marrom garantiram conforto visual e sensação de bem-estar.

Por outro lado, o piso em mármore conferiu sofisticação, enquanto o mobiliário escolhido concedeu charme e aconchego ao quarto. Em evidência, a cadeira da década de 1950, em tom castor, representante legítima do estilo modernista. A imagem e o som, elaborados para o entretenimento do casal, consistiram em um convite ao relaxa­mento, objetivando amenizar o es­tres­se e a correria do dia-a-dia.

Outro ponto marcante ficou a cargo da iluminação, que focalizava pontos de maior destaque, proporcionando tranquilidade. Estreantes na Casa Cor Goiás, os arquitetos também se dedi­caram ao desenho dos armários, trabalhados em linhas retas. Eles ainda cuidaram pessoalmente do design de um painel em aço oxidado de de­molição, que foi concretizado pela artista plástica Divina Roncaratti.

Além disso, se sobressaiu a escultura de parede em borracha do artista plástico Márzio Fiorini. O interessante foi que a preocupação com a “sustentabilidade” já estava nos planos dos profissionais antes mesmo de ser explorada pela mostra. Tal fato se fez notável, uma vez que eles foram os primeiros a entregar e a executar o projeto do ambiente.

“O uso de objetos inusitados com nova roupagem é a nossa marca. Bus­camos materiais perdidos e damos personalidade a eles. O efeito é surpreendente, sem contar que a reciclagem contribui de forma atuante na recuperação do meio ambiente”, explica Ana Paula Pascoal. E acrescenta: “Isso auxilia, da mesma forma, na personalização do ambiente.”

Talento

A dupla empresta seu traço e talento a inúmeros trabalhos realizados em Brasília, Minas Gerais e Goiás. Na cidade de Goiânia, eles são conhecidos por projetos residenciais e comerciais, a exemplo da Originale Pizza, Empório Arepa, Loja Kaya (Araguaia Shopping), Empório Paris (Aldeia do Vale), Lunettier Ótica, entre ou­tros. Ao todo, em dois anos de parceria, assinaram mais de 60 obras.

“Obtivemos um retorno muito rápido. Acredito que isso se deve à nossa paixão pelo que fazemos”, pontua Ana Paula Pascoal, que, juntamente com Marco Machado, teve uma participação expressiva na Morar Mais 2007.

Quem é quem?

A aptidão de Ana Paula Pascoal para a arquitetura apareceu cedo. Aos 13 anos, chegou a projetar uma parede com filetes de pedra para a casa onde vivia com­ a família. A ideia foi prontamente aceita e colocada em prática por seu pai. Nesta época, também dese­nhou a área de lazer, que foi assinada e executada por seu tio, o engenheiro civil Hélio Levy da Rocha (in memoriam).

Entretanto, apesar da alma de artista, optou por cursar Economia na Universidade Católica de Goiás (UCG), graduando-se em 1996. O cur­so lhe ajudou no exercício da função de inspetora fiscal, no Tribunal de Contas do Estado de Goiás, a qual ocupa de 1986 até hoje. Contudo, sentia que sua vida não estava completa.

Foi então cursar Arquitetura e Urbanismo na Unip. Na faculdade, foi colega de turma de Marco Machado. No quarto ano da graduação, começaram a elaborar projetos juntos e descobriram afinidades profissionais. Os dois se tornaram sócios em um escritório.

Hoje, com 37 anos, Ana Paula Pascoal se sente realizada na carreira. Ela concilia com muita maestria as funções de arquiteta, inspetora fiscal e dona de casa. E, como se não bastasse, ainda faz especialização em Iluminação e Design de Interiores no Ipog (Instituto de Pós-Graduação).

Marco Machado, 26, descobriu no último ano do curso de Administração de Empresas da UCG que não era nada daquilo que queria para seu futuro profissional. Herdou de seu avô paterno o gosto pelo desenho e, por esse motivo, foi orientado pela tia Márcia Pinheiro a não desistir de seus sonhos. Então largou tudo e investiu no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unip.

O arquiteto é conhecido por sua criatividade, precisão, detalhamento, personalização dos projetos, e foco no atendimento. Comprometido com a carreira, dedica a maior parte de seu tempo ao escritório e aos clientes que cativou graças à qualidade, inovação e beleza das edificações que realiza em parceria com Ana Paula Pascoal.

Matéria publicada na Revista Zelo (Agosto/09)

Deixe um comentário