Por Adan Neto
Neste 1º de outubro, a temporada Primavera/Verão 2025 da Semana de Moda de Paris chegou ao fim com os desfiles de Chanel, Miu Miu e Louis Vuitton. A PFW, que começou no dia 23 de setembro, é reconhecida por revelar as criações das marcas para a temporada, determinando as principais tendências para o mercado.
Chanel
Com uma cenografia composta por gaiolas, grades e pássaros, a marca apresentou uma coleção inspirada na icônica frase de Coco Chanel sobre a liberdade. “As pessoas sempre quiseram me colocar em gaiolas: gaiolas com almofadas recheadas de promessas, gaiolas douradas, gaiolas que toquei olhando para longe. Nunca quis nenhuma outra que não fosse aquela que eu mesma construiria”, dizia o cartão de introdução ao desfile.
Após a saída da diretora criativa Virginie Viard em junho deste ano, a marca desenvolveu uma coleção liderada exclusivamente por sua equipe. Peças de tweed em silhuetas tradicionais dominaram a passarela. Sem grandes inovações aos códigos clássicos da marca, a coleção se apresentou como uma aposta mais comercial, ressaltando sua expertise em criar peças de alta qualidade.
Plumas, tons azulados, tecidos fluidos, transparência, brilho e a combinação entre o sofisticado e o casual, como calças jeans, definiram o verão de 2025 da marca.
Miu Miu
Sob a direção criativa de Miuccia Prada, a Miu Miu é uma das marcas mais comentadas do momento. Mais uma vez, a grife apostou no inusitado. O verão de 2025 da garota Miu Miu é colorido, maximalista e com uma fusão de estilos. A coleção mistura elementos boho, como cintos metálicos, com casacos tradicionais inspirados no estilo college.
Nas últimas coleções, a marca foi responsável pelo retorno do comprimento mini. Agora, Miuccia dá lugar às saias longas e médias, demonstrando sua capacidade de inovação. Maiôs, vestidos com volume na barra, estampas florais e geométricas, óculos arredondados e bolsas funcionais compõem o clima excêntrico e vanguardista da grife para a temporada.
Louis Vuitton
Encerrando a Paris Fashion Week 2024, a grife francesa apresentou sua coleção no Louvre, com uma passarela decorada com baús e malas de viagem. Assinada por Nicolas Ghesquière, a coleção dá continuidade ao ponto de vista explorado no verão de 2024 da marca.
Listras em tons terrosos e avermelhados, aplicadas em tecidos fluidos que se ajustam ao corpo, dividiram espaço com casacos de mangas bufantes e saias brilhantes. O diretor criativo também apostou em camisas oversized com estampas que lembram pinturas expressionistas.