Cadeiras brasileiras são destaque em premiação internacional

Quatro projetos de cadeiras brasileiras foram reconhecidos entre os melhores do mundo para o ano de 2012. Isso porque, no último mês de março, eles estiveram entre os dezoito produtos nacionais foram premiados com o iF Product Design Award, selo mundial de reconhecimento de excelência em design. Agora foram reconhecidas internacionalmente por seu desenho e construção, que alia estética, conforto, tecnologia e sustentabilidade.
Sucesso entre designers e o público em geral, o Pufe Carambola (de Sérgio J. Matos e Cyro Visgueiro) tem um conceito diferente, que parte vem da forma da fruta carambola e sua confecção alia antigas técnicas de artesanato a um desenho contemporâneo. A estrutura é em aço carbono e a trama feita artesanalmente com fios de algodão natural ou colorido para área interna e com fios de nylon coloridos para área externa. O algodão natural é uma espécie desenvolvida pela EMBRAPAPB que permite que a pluma já nasça colorida, dispensando a utilização de produtos químicos para seu tingimento.
Já a Euvira Rocking Chair (de jader almeida design&architecture) é uma proposta de cadeira que garante conforto e estética para todas as ocasiões e ambientes. A posição da cadeira se ajusta ao usuário devido ao arco dos pés, somando-se aos ângulos e anatomia do apoio dos braços. O assento e encosto dispõem de duas opções de revestimento: em cordas de nylon em diversas cores ou em couro natural. A estrutura é em madeira maciça de média densidade, confeccionada em maquinas CNC. A abordagem de uma escala ligeiramente reduzida e a forma orgânica completam a proposta de um produto com desenho atemporal.
A poltrona Cube (de Christian Frauendorf) é uma poltrona com estrutura de madeira e estofado. Criada para ambientes internos e externos como terraços, varandas e jardins. Em ocasiões de lazer, relaxamento e descanso. Um produto de alta durabilidade pela espessura da madeira utilizada na estrutura, precisão dos encaixes e a alta qualidade no acabamento. A base e os braços da poltrona são produzidos em madeira Freijó certificada. A estrutura envolve materiais como cedro, tiras elásticas, espumas de densidade D- 28 soft e D-23 revestidas com tecido acrílico impermeável.
A Cadeira Smile (Doimo Brasil), que conquistou os jurados da premiação com seu design confortável e simpático. Feita em metal e soleta natural, permite conforto através de seu assento curvado e pés conificados. A partir da junção das duas partes de soleta natural esboça um sorriso convidativo ao usuário.

Todos os projetos foram auxiliados pelo programa Design Excellence Brazil, iniciativa de incentivo à indústria, promovida pelo Centro de Design. Além da ajuda financeira, o programa também fornece apoio logístico e de mídia aos selecionados. Em 2011, 100 produtos foram selecionados pelo DEBrazil para serem enviados ao iF. Destes 18 receberam o selo internacional na edição 2012.

Deixe um comentário


Confira também