Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Automação é solução criativa para economia de energia

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
  • Ambientes automatizados com comandos integrados em tecnologia móvel aliam conforto e praticidade (Foto: Divulgação)
A Morar Mais por Menos Goiânia 2015, que tem início no dia 06 de agosto, traz ambientes automatizados com comandos integrados em tecnologia móvel, ou seja: com um click, pelo smartphone, tablet ou iPad será possível sonorizar, iluminar, climatizar e acionar eletrodomésticos, persianas e portões, por exemplo.
Na Sala de TV, projetada por Denis Rezende em parceria com a Automatize Residências Inteligentes todos os comandos do home theater são integrados pelo tablet por um aplicativo FullHD. Ao assistir um filme será necessário um simples toque e o sistema acionará a iluminação, desligando ou ligando as lâmpadas desejadas, ligará a TV, o receiver, o bluray, o ar-condicionado e acionará a descida das persianas. Dispensando aquela grande quantidade de controles remotos que causam confusão e dúvidas na hora de serem manuseados.
Na Varanda Gourmet, pensada para um jovem de sucesso na carreira, mas que não abre mão de cultivar seus hobbies preferidos, como cozinhar para os amigos, ele poderá controlar as diferentes cenas criadas pela iluminação, fazer surgir em segundos 'climas diversos', mais luz no setor da bancada para o corte e preparo de alimentos, maior foco na mesa de jantar na hora da refeição e ainda as cores do sistema RGB que cria um clima de balada ao se degustar um vinho e se delongar em conversas animadas. “E não haverá mais problema se esquecer uma luz acessa: ao simples toque no celular, esteja onde estiver, é possível até controlar e monitorar câmeras de segurança e irrigação”, explica o arquiteto e urbanista Marcos Gouveia Camargo.
O custo desta tecnologia também tem se tornado mais barato, bem como os sistemas de instalação, que podem ser feitos sem a quebra de paredes. “No caso do Estúdio da Médica Veterinária, toda a instalação será feita nos moldes da decoração industrial, por meio de eletrodútos e eletrocalhas que podem ser locados fora das paredes e ainda compõe harmoniosamente com a decoração” afirma o arquiteto de interiores Robledo Costa que conta com a parceria da Atual Instalações Elétricas.
O Esttudio RV2 estará sonorizando os ambientes do SEBRAE, o Banheiro Americano e o Quarto do bebê. “A automação já é utilizada há algum tempo, mas com a tecnologia móvel ela se popularizou, ganhando maior espaço nas residências”, conta Franciane Machado, supervisora da empresa.
Já no Banheiro Americano, um projeto das arquitetas Mariana Riemma e Daniele Moreira, pensado para ser compartilhado por duas jovens irmãs, as caixas de som embutidas no gesso serão acionadas para ambientar o momento de intimidade feminino de cada uma. Quem não gostaria de tomar um banho relaxante ouvindo uma música suave, ou já fazer o ‘esquenta’ para a balada durante a maquiagem?
No quarto do bebê, a proposta da arquiteta Karine Simões é dimerizar a iluminação de led sincronizando com música em cima do berço, embalando os sonhos e brincadeiras de infância.
Segundo o empresário e proprietário da Esttudio RV2, Virgílio Ribeiro, a empresa inova ao trazer para o mercado goiano a comodidade da instalação da automação wireless – sem fio – que aproveita toda a rede elétrica já existente e ainda evita a inconveniente quebra de paredes, já que utiliza aparelhos sem fios, que funcionam via transmissor de rádio frequência, acionados através de dispositivos e aparelhos elétricos e eletrônicos, seguindo os padrões internacionais de sustentabilidade.
A Morar Mais por Menos acontece entre os dias 06 de agosto e 13 de setembro e ocupa o prédio entre as ruas 9 e 22, próximo à Praça do Sol, no Setor Oeste. São 32 ambientes distribuídos numa área de 1600 m².

  • Automação residencial é solução para economia de energia (Foto: Divulgação)