A construção ou a reforma de uma casa sempre começa com o sonho de melhorar o ambiente em que se vive. Que tal adicionar a isso uma preocupação com a sustentabilidade, minimizando os impactos na natureza e criando um ambiente que não agrida a saúde de sua família?
Um dos aspectos importantes neste processo é a escolha dos materiais que serão utilizados, que devem ser sustentáveis, isto é, que sejam fabricados respeitando o meio ambiente, a sociedade e o consumidor e que também sejam competitivos, com qualidade comprovada, sem prejudicar a saúde tanto dos que fabricam quanto dos usuários. Não é uma tarefa simples e exige muito cuidado e atenção. Afinal, produtos que se auto-declaram ecológicos, sustentáveis e amigos da natureza, tornaram-se “moda” no mercado e, infelizmente, nem sempre esta descrição é real.
Assim, seguem algumas dicas para colaborar com a sua escolha. O mais prático é procurar produtos que já possuam rotulagem ambiental de terceira parte confiável, isto é, emitidos por entidades públicas e privadas sem interesse na fabricação ou comercialização. O ideal são selos que garantem a sustentabilidade, como é o caso do FSC e Cerflor, para madeiras e produtos de madeiras, certificando o manejo sustentável; o Selo Procel para eletrodomésticos e eletrônicos e o Selo SustentaX de garantia de qualidade e sustentabilidade para produtos sustentáveis como adesivos, mobiliário, metais sanitários, persianas, pisos, revestimentos, tecidos e tintas.
Outra orientação é preferir produtos produzidos em sua região. Ao comprar produtos similares produzidos em outros países, você está diminuindo o recolhimento de impostos e estimulando o desemprego e a falta de infraestrutura pública.
Os consumidores em geral podem consultar o site www.SeloSustentaX.com.br para conhecer os produtos com garantia de sustentabilidade. Já para os arquitetos, designers de interiores, paisagistas, engenheiros e especificadores, no site do Selo SustentaX, também estão disponíveis informações detalhadas de cada produto a respeito da sustentabilidade, além de contarem com uma ferramenta gratuita para consulta de produtos sustentáveis.