A serviço do trabalho

Desde a manifestação sindical de 1886, em Chicago, que culminou na escolha do dia 1º de maio como data de comemoração ao Dia do Trabalho, muita coisa mudou. Hoje, os trabalhadores já alcançaram inúmeras conquistas e avanços que promoveram maior valorização da mão de obra. Tanto é assim que vários profissionais já são disputados no mercado. E para manter uma equipe coesa, focada e produtiva, as empresas precisam investir em ambientes mais saudáveis e agradáveis e a arquitetura/decoração pode ajudar nisso.
Deve-se ficar atento à correta disposição e escolha do mobiliário, espaço disponível por pessoa e iluminaçã (Foto: Henrique Queiroga)

Ergonomia
Prezar pela ergonomia é uma das questões fundamentais em um espaço corporativo que visa garantir o bem estar dos colaboradores. “O encosto da cadeira deve ter curvatura adequada para a coluna, ombros e braços devem estar relaxados e a articulação do cotovelo a 90 graus. O assento deve estar com altura adequada para o corpo do usuário, lembrando que os pés devem estar apoiados. Além disso, o monitor do computador deve estar a, pelo menos, 45 centímetros distante dos olhos”, ensinam Nathália e Luciana.
Iluminação
A iluminação é um dos quesitos mais importantes para um espaço corporativo, principalmente quando a atividade desenvolvida exige que o colaborador fique horas em frente a um computador. “A luz ideal vai depender muito do tipo de trabalho que é desenvolvido, mas a luz deve ser bem direcionada, de preferência fria. Dessa forma evita-se que a visão do funcionário seja prejudicada”, explica a designer de interiores Laura Santos.
Adornos e peças decorativas
Adornos e peças decorativas também são boas opções para trazer um clima mais agradável e receptivo para as organizações. “Prateleiras com livros e adornos deixam o ambiente formal e ao mesmo tempo sofisticado, uma estante com cafeteira, água e alguns biscoitinhos também é uma maneira simples de tornar o espaço mais confortável e acolhedor”, sugere Laura lembrando que, investir em um ambiente agradável e que preserve aa saúde dos funcionários é uma maneira de mantê-los sempre dispostos e produtivos. Afinal, gente feliz tem mais motivos para se dedicar e se concentrar nas tarefas.
Dica valiosa: o monitor do computador deve estar a, pelo menos, 45 centímetros distante dos olhos (Foto: Rodrigo Marcandier)

Deixe um comentário


Confira também