Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

A cozinha invadiu a sala

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Uma das novidades mais quentes dos novos projetos de decoração é a cozinha integrada com sala de estar, de home theater e de jantar. Para quem pensa que é apenas a repetição do padrão cozinha americana, se engana. O novo layout não prevê balcões ou paredes separando pia, fogão, geladeira, mesa, cadeiras e sofás. Os moradores estarão na cozinha e na sala ao mesmo tempo.
Seguindo esta nova tendência, a arquiteta Eliane Mendonça elaborou o projeto do apartamento decorado do Geniale Flamboyant, da Euroamérica Construtora, no Jardim Goiás. Ao entrar no espaço, o futuro morador irá se deparar com uma sala enorme que abriga da cozinha a sala de home em uma estrutura moderna, mas que prioriza conforto e convivência entre as pessoas.
De acordo com a arquiteta, essa tendência dá uma nova utilidade para a cozinha, que deixa de ser um cômodo exclusivo para o preparo da comida, e se torna um elo entre os ambientes sociais da casa. “Para aquele morador, que gosta da convivência, do ambiente social, este é o projeto ideal. Essa ideia promove uma amplitude de espaço e convívio entre família e amigos. Quem gosta de cozinhar irá receber os amigos enquanto prepara os seus pratos favoritos”.
Para os imóveis com cômodos pequenos, a integração da cozinha com a sala de estar causa uma impressão de ampliação do espaço. Eliane explica que em quase todos os espaços, é possível realizar a integração com muitos ganhos. A junção destes ambientes também é prática e facilita o dia a dia ao retirar as paredes que separam os cômodos.
Os adeptos da nova ideia devem estar atentos na escolha dos eletrodomésticos da cozinha (geladeira, fogão, depurador, forno..) e dar prioridade às peças com design e cores mais elaboradas. Entre os eletros, atenção especial para a coifa que irá diminuir a propagação de gordura e cheiro nos ambientes. Nos sofás e cadeiras, os tecidos de revestimentos devem ser laváveis ou impermeabilizados. “Uma boa opção é o couro ou courino que são elegantes e de fácil limpeza”.
Mas para deixar as paredes fora do projeto, é importante ter consciência do investimento em eletrodomésticos apropriados e eficientes. Eles são úteis para evitar a propagação do cheiro e da gordura pela casa. Também é importante investir em acessórios bonitos e com design caprichado, pois os mesmos serão itens de decoração. Além disso, os estofados e as cortinas devem ser impermeabilizados, o que facilita a limpeza.
Se você esta pensando em integrar sua cozinha com a sala de estar, confira algumas dicas:
– Primeiro, verifique se a planta do seu imóvel é compatível com tal mudança;
– Integre os ambientes, mas atente-se para deixar elementos que marquem a separação das áreas: estar, jantar, home e cozinha;
– Pode-se usar um balcão, mudança de piso, forro de gesso, iluminação para definir cada espaço;
– Invista na coifa para que ela possa diminuir odores e gordura no ambiente;
– Os armários devem ter um design diferenciado e podem até ser transparentes para expor as louças e os acessórios.