Semana de Socioambiental e de Acessibilidade do TRE-Go

“Para nós da Justiça Eleitoral é uma prioridade ampliar a acessibilidade que é um direito a ser resguardado pela Constituição, assim como a nossa Comissão do Programa Ambiental busca ampliar essa conscientização”. Foi com essas palavras que o Diretor Geral do TRE-Go. Leonardo Hernandez, que representou o presidente, desembargador Rogério Arédio Ferreira na abertura da I Semana da Acessibilidade e Meio Ambiente – ENTREMEIO 2011, na tarde desta 2a.feira, 26/09, no auditório do TRE. O diretor parabenizou as comissões pela iniciativa, e explicou que foi por trabalhos como esse que o TRE-Go. se destacou no cenário nacional.
O evento, que se estenderá até o dia 30 deste mês, é uma iniciativa da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade presidida por Maria Adelzira de Souza Ferreira, e da Comissão do Programa Ambientar presidida por Marcos Mamede Ventura, e visa difundir entre os servidores a consciência da questão ambiental, cuidar do próprio meio onde vive, e alertar para que todos os locais possam ser adequados para a acessibilidade. Hoje Goiás tem 15% da sua população com algum tipo de deficiência, alguns não declarados. Januário Couto que representou as comissões realizadoras da Semana Entremeio 2011, explicou que atualmente se fala na nova nomenclatura para quem possui algum tipo de deficiência, chama-se “deficiente” para definir alguém com quaisquer tipo de portador de deficiência, seja qual forem as suas características. E que “a acessibilidade é necessária no dia a dia, no seio da família, da sociedade e no trabalho, e a concretização dessa realidade no mundo como um todo”.
Luiz Augusto Macêdo, da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE-Go. teve a iniciativa de desenvolver um curso a longa distância sobreComo Atender Pessoas com Deficiência – Noções Básicas de Atendimento. Inicialmente foi um curso realizado para os servidores que trabalham na biometria, mas que agora já está se estendendo aos cartórios do interior do Estado. Através do curso, são explicadas noções de acessibilidade e tratamento às pessoas com deficiência, oferecendo melhor condições aos servidores que possam atender de forma satisfatória e com qualidade aos eleitores com deficiência.
Todas as palestras e apresentações durante a programação da Semana da Acessibilidade e Meio Ambiente serão traduzidas para a linguagem Libras pelo Grupo Chaplin de Libras. Foi o que aconteceu inclusive com a apresentação do Coral Canto da Vida, constituído por jovens adolescentes do Lar Caminho da Luz, cuja responsabilidade é do Centro de Apoio e Amparo dos Portadores de Câncer.
Na programação, para esta 3a.feira, 27/09, às 15H, no auditório, palestra sobre Programa de Reciclagem da Kyocera Mita Brasil, ganhadora de premiação na área ambiental, cujos resultados serão divulgados durante o evento.

Deixe um comentário


Confira também