Com a chegada do novo milênio, todos as empresas e serviços começaram naturalmente a migrar para o ambiente da internet e o delivery também seguiu esse movimento. Abria-se mais um canal de vendas para os restaurantes. A surpresa foi constatar que em alguns anos, tornou-se um canal que traz faturamento respeitável. E a tendência é aumentar.
O RestauranteWeb, por exemplo, foi o primeiro e é o maior site de pedidos de comida delivery via internet do Brasil. Com mais de 2 mil estabelecimentos cadastrados, em 21 estados brasileiros, o site permite o acesso a pratos e cozinhas de todos os tipos, com preços para todos os bolsos. O RestauranteWeb pertence ao grupo JUSTEAT, baseado na Inglaterra e líder no segmento mundial de pedidos de refeição pela internet, com empresas em mais de 13 países. Pioneiro e líder no mercado brasileiro, o site propõe a união entre internautas famintos e restaurantes, com agilidade e confiabilidade.
Em São Paulo, o restaurante Achapa, que já tem 40 anos de atuação e quatro lojas em São Paulo, investe no serviço de delivery tanto quanto investe nos espaços físicos para servir seus clientes. O restaurante foi pioneiro no serviço e hoje as entregas representam 35% do faturamento total da rede. Desse montante, 25% são vendas realizadas por meio da internet, via RestauranteWeb.
“Eu mesmo instalei o serviço de entregas no Achapa em meados dos anos 90, quando só as pizzarias ofereciam essa opção. Muitas noites eu queria comer um hambúrguer do restaurante do meu pai mas não queria ir até lá! Assim surgiu a ideia”, lembra Christian Germano, filho do fundador da Rede Achapa e hoje também gestor do negócio.
Superados os primeiros obstáculos, como encontrar uma embalagem eficaz para o transporte dos hambúrgueres, o serviço passou a funcionar e em pouco tempo já havia incrementado significativamente o faturamento do restaurante. Foi estratégico o movimento de abrir um espaço só para o delivery na época. A aposta agora é no delivery pela internet por meio da parceria com o RestauranteWeb.
Para o Achapa, hoje a eficácia do pedido online supera muito o pedido pelo telefone. Isso porque, segundo Christian, encontraram o parceiro ideal para isso. “O que nos fez fechar a parceria com o RestauranteWeb é a possibilidade de integração do software do meu restaurante à plataforma do RestauranteWeb. Dessa maneira, o pedido feito pelo RestauranteWeb chega no Achapa sem erros, rapidamente e simultaneamente na cozinha – onde já sabem o que deve ser preparado – e no sistema para emissão de nota e pagamento. Realmente, facilita a nossa rotina tanto quanto facilita a vida do nosso cliente!”
O Achapa continua a sua expansão e em julho inaugura mais uma loja na capital paulista. Ainda assim, eles acreditam que o delivery pela internet é o futuro do negócio. “Eu acredito que o delivery é o futuro em São Paulo. A inviabilidade da cidade vai fazer o delivery prosperar. As ruas estão cheias, tem trânsito, as pessoas tem medo de sair na rua por causa de assaltos, tudo isso faz com que muitos clientes evitem ir ao restaurante. Ainda que eu acredite que as lojas físicas sempre irão existir para ocasiões especiais, no dia a dia, o consumidor vai preferir comer em casa, no conforto do lar.” afirma Christian.