Receita do empadão Pirenopolino

A gastronomia é uma das formas de identificar uma região e atrair turistas. Pirenópolis é uma das cidades goinas que mantém viva sua tradição com casas do período colonial e sua culinária local. Uma das receitas de maior sucesso e que atrai milhares de pessoas ao interior de Goiás é o empadão goiano, uma espécie de torta recheada com frango, linguiça de porco, queijo, palmito, ervilha, pequi e outras guarnições. Descobrimos a receita do desejado prato, aos moldes pirenopolino, e compartilhamos com você. Confira:

  • Empadão goiano (Foto: Reprodução)

Massa

1/2 kg de farinha de trigo

100 g de gordura vegetal

750 ml de água fervente

2 colheres de fermento em pó

1 pitada de sal

Recheio

1 frango inteiro

3 ovos cozidos

4 espigas de milho verde

200 g de palmito

200 g de azeitona

100 g de guariroba (ou gueroba)

200 g de linguiça de porco

200 g de queijo em cubos

1 copo de leite

2 colheres de maisena

Pão francês

Extrato de tomate

Modo de preparo

Massa

Coloque em uma bacia a farinha de trigo, no meio coloque a gordura vegetal e acrescente aos poucos a água quente, mexa para misturar e derreter a gordura. Acrescente a pitada de sal e o fermento. Misture bem e deixe crescer por 40 minutos.

Recheio

Frite o frango e desfie bem e reserve. Na mesma panela que fez o frango frite a linguiça e reserve também. Retire a gordura e deixe apenas 1 colher. Refogue o alho e acrescente o extrato de tomate, criando um molho grosso. Acrescente o frango, linguiça, azeitona, palmito, guariroba e milho. Deixe cozinhar tudo e ficar bem temperado. Depois acrescente a maisena dissolvida no leite, assim que engrossar pode desligar.

Montando o empadão

Abra metade da massa e forre numa vasilha, corte o pão francês e coloque no fundo, coloque o recheio e distribua os cubos da mussarela. Cubra com o restante da massa. Por cima pincele com ovo batido.

Deixe um comentário