Apesar de possuiírem nomes parecidos, a mandioquinha não é uma versão pequena da mandioca. Também conhecida como batata-baroa, batata-salsa ou cenoura amarela, essa raiz tuberosa é fonte de vitamina B3, niacina, e de vitamina A. Além disso, esse alimento é uma importante de fonte de energia para o organismo já que seu teor de carboidrato é alto. Por ser de fácil digestão, essa raiz é bastante recomendada para crianças e idosos. A mandioquinha também apresenta sais minerais como o fósforo, que é importante para a manutenção do metabolismo ósseo, e o manganês, que atua como antioxidante.
Informações
Preparo: 40 minutos
Dificuldade: fácil
Porções: 4 porções
Ingredientes
· 500g de mandioquinha orgânica Taeq
· 1 pedaço de casca de laranja orgânica Taeq
· 500ml de caldo de legumes caseiro
· Queneles:
· 1 pitada de sal refinado
· 1 pitada de raiz forte
· 1 colher (sopa) de salsa orgânica Taeq picada
Modo de preparo
Corte as mandioquinhas em rodelas. Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a cebola com a mandioquinha e casca de laranja. Aos poucos acrescente o caldo de legumes e cozinhe a mandioquinha até ficar bem macia. Retire e descarte a casca de laranja, tempere com o sal e a pimenta. Reserve1/2 xícara (chá) de pedaços de mandioquinha e bata o restante no liquidificador até formar um creme. Misture o requeijão e os pedaços de mandioquinha reservados.
Queneles: em um recipiente, misture bem a ricota, o requeijão, o azeite, o sal, a raiz forte e a salsa até formar uma pasta uniforme e firme. Com o auxílio de duas colheres, faça as queneles . Distribua o creme bem quente em cumbucas e sobre cada um coloque uma quenele.
DICA: Prepare com antecedência – necessita de 2 horas de refrigeração para dar consistência
Calorias: 257kcal por porção