Reabrindo o circuito de Festivais Gastronômicos no Estado, Quirinópolis, a 288 quilômetros de Goiânia, volta a realizar o Festival da Chica Doida de 19 a 22 de maio próximo, com uma intensa programação artística, cultural e gastronômica para exaltar o prato típico da cidade que, neste ano, se tornou patrimônio cultural e imaterial de Goiás.
Donas de casa, comerciantes e escolas vão disputar o prêmio de cinco mil reais, no concurso “A Chica Mais Doida”. A entrada é gratuita para o público que só paga pelo que consumir. E quem passar pelo Lago Sol Poente vai poder acompanhar shows com Barões da Pisadinha (22/05), João Bosco e Vinícius (21/05), Edy Britto e Samuel (20/05) e Casa Worship (19/05).
O público também poderá participar de diversas oficinas culinárias, que vão ensinar desde artesanato com uso da palha do milho, conhecer a história da Chica Doida contada para crianças com o grupo Mamulengos. No Cozinha Show, o humorista Tiago Barnabé, a Narcisa do “Programa da Eliana”, vai tomar conta do palco reunindo os chefs convidados Mariana Rodrigues e Eduardo di Castro, para desvendar os segredos do prato dono da festa.
A Chica Doida
Dona Petronilia Ferreira Cabral e o marido João Batista da Rocha gostavam de reunir a família e os amigos em uma pamonhada, na Fazenda Cachoeirinha do Rio Preto, município de Quirinópolis. Dona Petronilha conta que em uma rodada de pamonhas, a palha acabou. Ela perguntou ao marido o que fazer com tanta massa de milho e ingredientes que estavam sobrando e ele respondeu: “Vamos inventar um prato”. Colocou cebola picada, alho amassado com sal, jiló e linguiça. Ainda no preparo foi sugerido colocar pimenta. A ajudante de dona Petronilha, dona Francisca, se encarregou da tarefa e adicionou, sem medida, a pimenta malagueta. Depois de misturar todos os ingredientes e colocar em uma assadeira o preparo foi levado ao forno do fogão à lenha. Dona Petronilha conta que volta e meia abria o forno, puxava a forma, colocava um pouquinho de água, mexia tudo de novo e devolvia ao forno para deixar a massa bem cozida e cremosa, só depois adicionou o queijo para gratinar. Quando saiu do forno o prato foi servido quente, agradou e chamou a atenção para o excesso de pimenta. O resultado foi atribuído à ajudante que adicionou a pimenta, e o nome surgiu daí: “Essa Chica é Doida”. Assim, o prato continuou sendo feito na casa da família, passou para outras, virou comida de festa, prato de bares e restaurantes de Quirinópolis, ganhou o paladar dos goianos, de outros brasileiros e até de estrangeiros, uma tradição que já completa 75 anos.
Confira abaixo a programação do festival:
Dia 19/05 (Quinta feira)
Oficina da Chica
- 14h – Emater – Oficina de Artesanato
- 16h – Concurso “A Chica Mais Doida” – 1ª Mostra
Palco da Chica
- 20h – Apresentações artísticas e culturais
Palco de shows
- 12h30 – Casa Workshop
Dia 20/05 (Sexta-feira)
Oficina da Chica
- 09h – Emater – Oficina culinária
- 13h -Profissionais de bares e restaurantes -Dadinho de Chica e Hamburger Doido
- 16h – Concurso “A Chica Mais Doida” 2ª Mostra
- 18h – Futebol Solidário – Chica Doida
Palco da Chica
- 20h – Apresentações artísticas e culturais.
- 21h – Abertura oficial do Festival Chica Doida
- 22h – Encantos e Histórias da Chica com Mamulengos
Palco de shows
- 23h – Edy Britto e Samuel
Dia 21/05 (Sábado)
Oficina da Chica
- 10h – Kids – História da Chica com Mamulengos – de Geração em Geração
- 14h – Comida de Escola – Merendeiras “Arroz divertido e cheio de truques”
- 16h – Concurso “A Chica Mais Doida” – 3ª Mostra
Palco da Chica
- 20h30 – Apresentações artísticas e culturais
- 21h30 – Cozinha Show – Narcisa com a Chica
Palco de show
- 23h – João Bosco e Vinícius
Dia 22/05 (Domingo)
Oficina da Chica
- 14h – Oficina Festiva – Comidinhas para bem receber
Palco da Chica
- 19h30 – Apresentações Artísticas e Culturais
- 21h – Cozinha Show – Narcisa com a Chica
- 22h- Resultado e premiação do Concurso “A Chica Mais Doida”
Palco de shows
- 23h – Barões da Pisadinha
Todos os dias: Chica nas escolas
- 18h – Chica Doida e outros pratos nas barracas das escolas.