Pouco a pouco, as cervejas artesanais vêm ganhando seu espaço e conquistando o gosto dos brasileiros, inclusive com harmonização. Uma ideia nova e deliciosa para estes dias frios, é de degustá-las com queijos de diferentes texturas e sabores, que resultam em uma experiência gastronômica imperdível.
Atenção para o preparo! Os queijos devem ser servidos preferencialmente na temperatura ambiente. Além disso, se a degustação ocorrer com diferentes tipos de cerveja, é interessante escolher queijos variados e colocá-los em recipientes separados. Comece do mais suave para o mais forte.
Confira as dicas de harmonização que a Zelo reuniu:
Queijo Minas
As opções são os queijos Minas Padrão ou Quartirolo, para harmonizar com cervejas de baixo corpo e amargor assertivo, como as Helles Alemãs e as Pilsners Tchecas.
Queijos de Fungo Branco
Queijos maturados com fungo branco, como o Brie são untuosos e saborosos. Para combinação perfeita, escolha cervejas de trigo Belgas (Witbier) ou Alemãs (Weissbier), que possuem dulçor e leve amargor. Outra opção são as cervejas frutadas e ácidas.
Queijos semi-macios
Combine queijos semi-macios e cervejas carameladas como a Pale Ales, tanto americanas como inglesas, devido seu presente amargor.
Queijos curados
Queijos curados, com sabores mais intensos, pedem cervejas também mais intensas. As India Pale Ales, combinam muito bem com a gordura do queijo, ajudando a limpar o palato. E as belgas como Saison e Tripel, têm sabores similares aos dos queijos, possuem potência para limpar o palato e ainda complementam a harmonização com os seus aromas.
Queijos fungo azul
Queijos de fungo azul são muito potentes em aromas e sabores. Para acompanhá-los a melhor opção são cervejas potentes e com dulçor residual para equilibrar com o salgado do queijo, como a Stout.