Original Shundi tem novo chef no comando de sua cozinha

A cozinha do Original Shundi, sofisticado restaurante Japonês localizado na Rua Mario Ferraz tem um novo chef, o jovem Ronaldo Imai que já mostrou o seu talento no controle da cozinha de várias casas especializadas em culinária oriental. Inaugurado há quase três anos, o Original Shundi atrai principalmente a clientela ávida por iguarias exóticas, os destaques da casa, onde utilizam muitos produtos importados e criações incomuns raramente encontradas em outros restaurantes japoneses.

Agora, com Ronaldo no comando, o mais jovem chef a assumir a cozinha de um restaurante japonês de alta gastronomia, a casa inova mais ainda. O chef pratica uma cozinha japonesa moderna, mas admite que não possa parar de oferecer os pratos tradicionais que globalizaram a comida japonesa.

Ronaldo foi por três anos o chef responsável pelo comando do restaurante Shundi Tomodachi. Trabalhou com vários sushimen famosos, mas mantém o seu estilo próprio de cozinhar. Por isso aceitou o desafio de cuidar da cozinha de um restaurante de qualidade como o Original Shundi. Sua carreira começou há alguns anos, mas para ele foi marcante vencer, em 2007 o concurso “Gourmet Oriental” promovido pela Fispal que é um concurso que valoriza a técnica de cortes de sashimi e no preparo de sushi, não as “invencionices”, como comentou. Ronaldo se orgulha de sua técnica tradicional de corte: “Já vi clientes reclamarem de lugares onde o sashimi mais parece um carpaccio”, comenta.

O ponto forte da cozinha do Original Shundi continua sendo o uso de ingredientes muito frescos, criando sugestões diferentes todos os dias conforme os produtos disponíveis no mercado. Ronaldo observa que o brasileiro gosta de invenções, de novidades e do moderno e recebe bem pratos com iguarias exóticas. Muitos de seus clientes que já conhecem seu estilo preferem sentar nos bancos do balcão para conversar e apreciar sua inspiração daquele dia e conversar com o chef. No Sushi bar, Ronaldo tem o apoio do Sushiman Rodrigo Dos Santos.

Em suas criações, Ronaldo gosta de misturar texturas, quente e frio, crocante e macio, montando e decorando pratos com suas mãos de artista, fazendo uso de molhos na decoração inspirado no estilo francês. Usa, por exemplo, o maçarico para selar o sushi, faz uso de molhos e ovas em seus pratos. O traço marcante da culinária de Ronaldo é o de pegar os ingredientes tradicionais da culinária oriental, modernizando-os, sem perder a identidade japonesa.

O novo cardápio criado por Ronaldo, além de muitas novidades, promoveu também uma alteração considerável em seus preços. O que mais gosta de oferecer são as surpresas do Menu Degustação criadas com produtos fresco do dia, cujos preços variam de R$ 100,00 a R$ 250,00 por pessoa, dependendo da complexidade dos pratos. Entre suas sugestões estão o Tempura de Shisso com ouriço do mar; Toro selado com flor de sal ao molho ponzo; Cestinha crocante com salmão, barbatana de tubarão e ovas, além de inúmeros novos pratos que garante que são bem especiais.

No campo das sobremesas, a casa oferece algumas delícias que completam muito bem a rejeição. A Banana Empanada com Corn Flakes e sorvete ou as Frutas Vermelhas Flambadas com pimenta, servidas em cestinhas de massa crocante e acompanhadas de sorvete de gengibre são um arraso, tanto para o visual quanto para o paladar.

A casa e seu ambiente

O restaurante Original Shundi preza pela originalidade em todo seu conjunto, desde a comida à decoração e aos pequenos detalhes de criatividade que podem ser observados no formato do cardápio, nos suplás, no copinho de água que acompanha o café e até nos toaletes. A beleza dos pratos, com suas lindas cores e formatos cuidadosamente desenhados, se completa com a original seleção de louças onde cada iguaria é servida. Todas foram garimpadas em antiquários da cidade, são diferentes umas das outras e oferecem uma agradável surpresa a cada prato servido, imprimindo uma refinada personalidade à casa, que se contrapõem com os descolados suplás em formato de disco de vinil onde apóiam os pratos. As Especialidades são servidas dentro de uma grande peça de cerâmica chinesa que serve de moldura para cada novo prato que trazem.

A casa tem três ambientes, uma ante-sala bar, o salão principal onde fica o balcão de sushibar e uma terceira sala ao fundo. Sua decoração foi concebida na contramão do que se costuma ver em casas japonesas. Conseguem com harmonia, mesclar três estilos: o clássico, o moderno e o toques orientais, fazendo uso de poucas cores. A sala principal foi composta com três elementos contrastantes como o revestimento de madeira nas paredes, uma parede de tijolo aparente encoberto por um grande gradio de ferro trabalhado, piso de cimento e teto com pequenas toras de madeira.

Atrás do Sushi bar, destacam-se nichos com grades peças orientais de antiquários em porcelana, algumas estatuetas e esculturas. As curiosas luminárias, que de longe parecem bambu ou algum elemento japonês, são feitas de calhas de alumínio. A sobriedade do ambiente é quebrada de forma impar por enormes telas brancas, do artista plástico Gustavo Rosa, com pinturas coloridas e divertidas que dão vida as paredes de madeira.

Porém, não vá embora sem antes visitar a cozinha e os toaletes, e se puder os dois… Uma atração à parte! O caminho que passa pela cozinha e leva ao andar de cima onde ficam 6 salas de almoço reservadas e fechadas, tem suas paredes todas preenchidas por pinturas em cores vibrantes feitas pela artista plástica Isabele Tuchband, até dentro dos espaços reservados. Os divertidos toaletes têm suas paredes revestidas por colagem de fotos de lindas mulheres como Marilyn Monroe, Sophia Loren e até Rita Lee, no masculino, enquanto no feminino, imagens de vários homens famosos de Tom Cruise, Silvester Stallone, Bruce Willes ao Papa João Paulo II se mesclam numa grande papel de parede de celebridades.

Deixe um comentário