O Miojo, popular invenção japonesa, completa 63 anos em 2021

Brasil é líder de consumo do alimento na América Latina, com 2,7 bilhões de porções consumidas somente no ano passado
(Foto: Piotr Miazga/Unsplash)

No dia 25 de agosto, uma das criações japonesas mais famosas de todos os tempos completa 63 anos, o Chicken Ramen. Esse é o nome do primeiro macarrão instantâneo do mundo, feito em 1958 por Momofuku Ando, seu inventor e fundador da Nissin Foods. O miojo, como nós brasileiros conhecemos, se tornou tão popular em diversos países que em 2020 foram consumidas mais de 116 bilhões porções em todo o mundo, conforme pesquisa da World Instant Noodles Association (WINA).

Tudo começou no período pós-Segunda Guerra Mundial no Japão, quando Momofuku Ando teve a ideia de criar um alimento prático, seguro, saboroso, com armazenabilidade e que fosse acessível para sanar a fome da população japonesa no período de reestruturação daquele país. Assim nasceu o Chicken Ramen, primeiro macarrão instantâneo do planeta. Em 2018 a WINA incluiu mais dois princípios ao famoso produto: ser nutritivo e ecologicamente sustentável.

Já no Brasil, o produto chegou em 1965 e conquistou rapidamente consumidores de todo o país. Um levantamento da WINA mostra que o Brasil é líder de consumo do alimento na América Latina, com 2,7 bilhões de porções consumidas em 2020, resultando em um consumo per capita de 12 a 13 porções.

Mas a invenção não parou por aí e foi inovada em 1971 com a criação de outro produto versátil e que pode ser consumido em um copo: o Cup Noodles. Já em 2005, Momofuku desenvolveu o Space Ram, uma versão do macarrão instantâneo para ser consumida em pleno espaço por um astronauta japonês.

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